No vídeo de hoje iremos ver como foi construído a estrutura do Cristo Redentor e a sua a história.
Localizado no alto do morro do Corcovado no Rio de Janeiro, O cristo redentor , a 700 metros acima do nível do mar, é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Uma curiosidade pouco comentada e que poucos percebem é que o Cristo tem um coração aparente, feito de concreto, revestido com pedra sabão que pode ser visto do lado externo.
Para definir a estrutura do Cristo redentor, um grupo de engenheiros e técnicos estudaram as opções e tomaram a decisão de construir a estrutura em concreto armado, pois seria mais adequado para uma estátua em forma de cruz.
O Cristo Redentor é oco por dentro, não é um maciço de concreto armado. As fundações deste monumento estão cravadas a 4 metros de profundidade na rocha ,no topo do morro do Corcovado, a rocha precisou de dinamite para ser perfurada e os vergalhões foram chumbados a mão para dar sustentação à obra.
A partir deles saem quatro pilares centrais que sustentam a edificação, que conta ainda com 13 lajes sobrepostas, como se fossem andares.
É uma obra fantástica, pois uniu a engenharia, arquitetura, design e escultura em um só monumento. Não é à toa que é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Comentários
Postar um comentário