Reinaldo

Os grandes momentos trágicos da História são fontes inesgotáveis para pesquisas

Sem dúvida, penso eu, como o título sintetiza e destaca, os grandes momentos dramáticos e trágicos da História Universal com o passar do tempo tornam-se fontes inesgotáveis de pesquisas e de revelações. São também importantes as versões das quais emergem pontos que são iluminados pelos historiadores de hoje. Passam a ser melhor traduzidos com base em pensamento moderno. Não se trata de mudar os fatos, já que isso seria trair a própria História.
Porém, é válido analisar narrativas que atravessam o tempo e que dão margem a várias versões.

Até a metade do século XX poder-se-ia imaginar um cenário do passado. Mas com a tecnologia, principalmente com a internet, o processo histórico vive tempos modernos, título do famoso filme de Charles Chaplin.

SOBRE O NAZISMO – Me convenci de tal realidade vendo filmes e lendo livros referentes à Segunda Guerra Mundial, focalizando o repulsivo nazismo. Tal movimento está ainda longe de ser totalmente esclarecido. Sombras ainda existentes, quando forem dissipadas, vão proporcionar a sequência de novas descobertas sobre a tragédia. Aliás, duas tragédias da História balizam os séculos: a crucificação de Jesus e a ascensão e queda de Hitler e do Nazismo.

O Nazismo foi focalizado por fotografias e filmes, entre eles filmes documentários. Por isso, o que envolveu aquele período já inclui a fotografia e o cinema.

Recentemente me referi ao livro “A Cobra Vai Filmar”, alegoria do slogan de “A Cobra Vai Fumar”, que marcou a participação heroica da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália, sobretudo nas tomadas de Montecastelo e Montese.  O livro é do jovem professor de Geografia e História Daniel Mata Roque, que inclusive integra a diretoria da Associação dos Veteranos da FEB. Ele também é colecionador de filmes daquele tempo.

REGISTROS DO TEMPO – São documentos essenciais, os quais abrange registros do tempo passado. De fato as pesquisas futuras poderão utilizar como base os artigos de Daniel Mata Roque. A história leva a percepção através da qual os historiadores modernos usam como alvo a realidade do que acontecia inclusive analisando o desempenho de novos atores.

Sensibilidade e emoção são fatores necessários para redescobrir mistérios que vão aparecendo no passar dos anos, e sempre será assim.

A política é na realidade uma espécie de farol que encontra fatos adicionais próprios do pensamento. Pois a ideia que se faz sobre uma página da História pode levar a novas interpretações que vez por outra superam pensamentos anteriores. O século XXI tenho certeza vai acrescentar muito ao conhecimento humano. Em todas as áreas.
Pedro do Coutto


TRIBUNA DA INTERNET | Os grandes momentos trágicos da História são fontes inesgotáveis para pesquisas

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil