Reinaldo

Mourão, um vice crítico, que diz ser 'escudo e espada' de Bolsonaro

General da reserva, o vice-presidente Hamilton Mourão, de 65 anos, virou alvo da hostilidades dos setores mais conservadores do governo de Jair Bolsonaro por defender posições consideradas moderadas, mas ele afirma que busca no cargo ter "papel complementar" e ser "o escudo e a espada" do presidente.
Resultado de imagem para mourão
Mourão não se priva de jogar água no fervor combativo contra a Venezuela, desaconselha a transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém e defende que se priorizem as reformas econômicas sobre a agenda conservadora.

Posturas que lhe renderam críticas das igrejas evangélicas pentecostais, do guru da direita Olavo de Carvalho, e do ex-assessor de Donad Trump, Steve Bannon, próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente.

Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida por Mourão à AFP em Brasília nesta quinta-feira (21):

- Venezuela para os venezuelanos -

P: O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou fechar a fronteira com o Brasil para evitar a entrada de ajuda humanitária. Como o senhor avalia esta decisão?

R: Vejo essa reação deles simplesmente para impedir que ocorra esse processo de ajuda humanitária.

P: O Brasil vai protestar ou reagir de alguma maneira?

R: [O fechamento da fronteira] para nós não significa um ato de agressão (...) Do lado do país [a Venezuela] ele tem liberdade para fazer o que quiser.

P: O senhor teme uma ação militar dos Estados Unidos contra a Venezuela?

R: Acho que [a ameaça] está mais no campo da retórica do que na ação. Acho que seria muito prematuro e muito fora de propósito os EUA realizarem uma intervenção militar dentro da Venezuela. A questão da Venezuela tem que ser resolvida pelos venezuelanos.

- "Escudo e espada" de Bolsonaro -

P: O senhor é considerado o maior comunicador do governo e, também, como um moderador. Sente-se confortável com esse papel, embora seja criticado por isso no próprio governo?

R: Eu acho que meu papel é de complementar o do nosso presidente. O presidente é nosso líder, o presidente é um homem da ação, da decisão. Eu busco ter esse papel complementar como já disse, que seja muitas vezes o escudo e a espada dele.

P: As críticas dos evangélicos, de Steve Bannon, de Olavo de Carvalho, não refletem divisões na aliança do governo?

R: Isso é uma questão de opinião. Eu sempre digo que é a minha opinião pessoal. No momento em que o presidente tomar decisões em assuntos nos quais eu já emiti opiniões que não eram unanimidade, eu passo a ter a mesma decisão que ele. É uma questão de disciplina intelectual.

- "Não há partido militar" -

P: Existe uma ala militar no governo ou um partido militar?

Não. Eu acho que essa é uma interpretação errônea (...) Eu raramente falo com meus contrapartes que pertencem às Forças Armadas, ou que pertenceram às Forças Armadas, cada um envolvido com a área do governo da qual ficou responsável. Então, eu não vejo dessa forma. E as Forças Armadas como conjunto estão cumprindo a função constitucional que elas têm.

P: Oito dos 22 ministros do governo são militares [além do presidente e do vice]. O que os militares podem aportar ao Brasil na política?

R: Nós estamos muito ligados aos cargos técnicos, com exceção do [ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto] Santos Cruz, que está em uma função de ligação política, ou no caso do general [Augusto] Heleno [do Gabinete de Segurança Institucional], GSI, que sempre foi um cargo de militares, e o caso do ministério da Defesa [comandado pelo general Fernando Azevedo e Silva].

O que nós podemos fazer? Uma das grandes coisas de que o Brasil vem se ressentindo é a questão da gestão. A gestão pública era péssima. E ao ser péssima, permitia que duas coisas ocorressem: recursos mal empregados e desvio de recursos para a corrupção. O nosso grande trabalho na minha visão é melhorar a gestão pública.

- "Reagir menos com o fígado" -

P: Qual é a avaliação que o senhor faz dos dois primeiros meses de governo? [marcados por disputas entre aliados e pela exoneração do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gustavo Bebianno]

R: Os dois primeiros meses são um momento de acomodação. Muita gente pensa que na transição você consegue já no dia primeiro assumir as coisas. Nós tivemos uma reorganização dos ministérios, os ministérios estavam muito espalhados aqui por Brasília. Era necessário que cada ministro fizesse o reconhecimento dessas áreas, que enxugasse a parte administrativa, então isso levou um tempo.


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil