Reinaldo

Taxa de roçagem? Moradores de Aparecida de Goiânia reclamam do aumento do ITU e IPTU

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aplicou o reajuste da inflação anual para o IPTU e ITU 2016, no município. O índice chega perto de 10% para alguns imóveis, segundo a Prefeitura, mas os moradores denunciam que os percentuais são bem maiores, habitantes do bairro Jardim Tiradentes 
dizem que há casos em que o reajuste chega a 30%.  

Além dos aumentos significativos, a Prefeitura esta embutindo no ITU a cobrança de uma taxa de roçagem (TSU/ROÇ) que sugundo os contribuintes, o trabalho nunca foi realizado pela Prefeitura e está sendo cobrado de todos os proprietários de imóveis em Aparecida de Goiânia.

No caso do IPTU, os moradores de diversos bairros da cidade reclamam que o imposto sofreu reajuste, mas os moradores não perceberam nenhum benefício em relação a asfalto, iluminação urbana, coleta de lixo e etc.

De acordo com a legislação, por se tratar de atualização inflacionária, não foi necessário o envio do projeto para a Câmara Municipal da cidade, com isso os Vereadores da cidade lavam às mãos em relação aos tributos de ITU e IPTU no munícipio.

O procurador geral de Aparecida de Goiânia, Tarcisio Francisco, já havia se pronunciado sobre a grande a valorização dos imóveis no município. A planta de valores imobiliários sofreu atualização em 2012.

Este espaço fica à disposição, caso a Prefeitura queira se pronunciar sobre o assunto.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil