Reinaldo

Em carta ao STF, Moro admite ter errado ao divulgar escutas de Lula e Dilma

O juiz federal Sérgio Moro admitiu nesta terça-feira (29) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que se equivocou ao autorizar a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Ao ministro, Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos. 

"O levantamento do sigilo não teve por objetivo gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional, mas, atendendo o requerimento do MPF, dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem eventualmente caracterizar obstrução à Justiça ou tentativas de obstrução à Justiça", justificou Moro.

Moro enviou as informações a pedido de Zavascki após a decisão do ministro que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato que envolvem Lula e envio dos processos ao Supremo.

Na quinta-feira (31), o STF decidirá se o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela investigação da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, continuará na condução dos inquéritos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na semana passada, o ministro Teori atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu, com base em jurisprudência da Corte, a divulgação das interceptações envolvendo a Presidência da República e fixou prazo de dez dias para que Sérgio Moro preste informações sobre a divulgação dos áudios do diálogo entre a presidenta Dilma Rousseff e Lula, tornadas públicas após decisão do juiz.


Tags: Lava Jato, Sérgio Moro, Pedro Parente, Pedro Malan, José Serra, Lula, Dilma Rousseff, Gilmar Mendes, Teori Zavaski, Impeachment, Aécio Neves, Ibge, Inss, Atlético MG, Atlético GO, Goiás, Crac, Vila Nova, Tigrão, Vasco, Flamengo, Muricy, jorginho, Levi Cup, Robinho, Cruzeiro, Corinthians, Tite, Timão, Palmeiras, Água Santa, Papa Francisco, STF, Papa Francisco, Terrorismo, Refugiados,

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil