Reinaldo

Paulinho Da Viola / Especial Enredos ( Documentário )

Apresentado pelo cantor e compositor Paulinho da Viola, o especial, gravado em 1991, traça um panorama completo do samba de quadra, também conhecido como samba de terreiro, precursor do atual samba-enredo ( ou samba de enredo ). 

Enredos foi totalmente gravado na cidade do Rio de Janeiro, com locações em Madureira,na Serrinha, na quadra da Portela, na casa de Carlos Cachaça, no Morro do Macaco e Vila Isabel. 

A trajetória do samba de quadra, as características desta importante manifestação da música popular brasileira e seus principais compositores e sambas são relembrados por grandes sambistas cariocas, como Carlos Cachaça, que fala sobre os antológicos encontros da Praça Onze e das antigas batucadas, e Martinho da Vila, que comenta os sambas atuais ( na época ). 

Participam ainda do programa: Monarco, Dona Ivone Lara, Mestre Fuleiro, Zé Keti, a Velha Guarda da Portela, Elton Medeiros, Mauro Diniz ( filho do Monarco ), Dodô ( porta-bandeira da Portela na década de 30 ) e Delegado ( Mestre - Sala da Mangueira também nos anos 30 ). 

Além de dar depoimentos sobre a história do samba de quadra, os entrevistados relembram alguns dos principais sambas como Portela Feliz, de Zé Keti, interpretado por ele; Muito Embora Abandonado ( Mijinha ), com Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela; Vida de Fidalga ( Alvaiada e Chico Santana ), cantada por Elton Medeiros, Mauro Diniz, Monarco e Paulinho da Viola; e Eu Não Quero Mais Amar a Ninguém ( Cartola / Carlos Cachaça e Zé da Zilda ).

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil