Reinaldo

Aécio diz que, com orçamento deficitário, 'governo testa incapacidade e incompetência'

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta segunda-feira, 31, que a entrega ao Congresso de uma proposta de orçamento deficitário para 2016 é "testar a incapacidade e incompetência do governo atual de governar o País". "O governo sequer consegue apresentar uma proposta de orçamento equilibrada. Não podemos afastar a possibilidade da perda do grau de investimento do Brasil, que impactará não só sobre o governo, mas sobre os cidadãos brasileiros, já que ficará mais difícil a obtenção de financiamentos, créditos", disse.

Ele ressaltou que o governo petista não sabe fazer corte na máquina pública, de gastos, e que se sustenta com "aumento de impostos e supressão de direitos." "O Brasil está em recessão técnica. Nós avisávamos e alertávamos para isso, mas a resposta do governo foi desdém absoluto. Hoje, podemos afirmar, lamentavelmente, que o Brasil não tem governo", afirmou o tucano.

Ele informou que a bancada do PSDB no Congresso irá se reunir para ver o que fazer com relação ao déficit orçamentário para 2016, apresentado pelo governo. Antes de começar o evento, o presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio, informou que apresentará novamente emendas à proposta orçamentária do governo, com sugestões de cortes de 20% dos gastos com custeio a partir de redução nos gastos de cartão corporativo, passagens aéreas, entre outras despesas.

Impeachment

Aécio não quis comentar sobre um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Não cabe à oposição escolher o desfecho dessa crise. Temos é que garantir que as instituições funcionem e que não tenham qualquer constrangimento. Hoje, elas funcionam e as leis têm que ser cumpridas", afirmou. Entretanto, disse que o governo está fazendo uma força-tarefa no Tribunal de Contas da União (TCU) para aprovar as contas. "Crime de responsabilidade foi cometido sim", ressaltou. O tucano também desconversou se foi procurado pelo PMDB para alianças, dizendo que o partido conversa com "todas as forças políticas".

Eleições municipais

Com relação às eleições municipais de 2016, especificamente de Belo Horizonte, Aécio disse que há "muitos nomes qualificados", como o senador Antonio Anastasia, o presidente do diretório da capital mineira, João Vitor Xavier, mas que há conversas políticas, inclusive com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seu aliado nas últimas eleições municipais e presidenciais. Presente no evento, Lacerda disse que compareceu como "prefeito" e que as decisões sobre as eleições do ano que vem vão ser tomadas e anunciadas depois do carnaval. "A princípio, o PSB terá um candidato próprio. De repente alianças possam ser feitas com o PSDB no segundo turno", disse a jornalistas ao chegar ao local.

Encontro

Aécio participou na tarde de hoje do encontro de lideranças de todos os diretórios mineiros do PSDB para discutir o fortalecimento e a reestruturação do partido em Minas. Diferentemente da sexta-feira, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Belo Horizonte para participar da abertura de Congresso da CUT, não houve protesto na frente do hotel Dayrrell. Havia militantes, principalmente mulheres do grupo Mulheres das Geraes, munidas de faixas de apoio, que gritavam "Eu já falei, vou repetir, é o Aécio que manda aqui", disse.

O senador chegou por volta das 15h50, concedeu coletiva de imprensa e fez um discurso de quase 20 minutos no palanque do evento. "O PSDB é a única opção viável para se colocar contra esse governo do PT. E nossa responsabilidade é muito maior hoje" disse. No discurso, também mencionou que "pesquisas recentes apontam que o PSDB já é o partido preferido dos mineiros". E conclamou a militância para obter mais filiações, manifestar contra o governo e se organizar melhor.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil