Reinaldo

Professores mostram o que pode ser feito para melhorar a educação

Durante essa semana, o Jornal Nacional mostrou uma série de reportagens sobre a situação dos professores no Brasil - as dificuldades, os desafios, os avanços do ensino no país. Neste sábado (7), os repórteres Graziela Azevedo e Ronaldo de Sousa mostram o que pode ser feito para melhorar a educação para milhões de estudantes.

As regiões mais pobres, as periferias mais distantes e os bairros mais violentos são os maiores desafios e podem ser também os grandes trunfos de um professor.

“Os professores que se destacam hoje nas suas áreas, digo na rede pública, especialmente, são os professores que conseguem criar. Sair da zona de conforto e trabalhar com o que se tem”, explica a promotora de Justiça Vanessa Goulart Barbosa.

“Todas as crianças são capazes de aprender, independente do meio social, senão seria um determinismo mesmo. Nasceu ali, vai ser ali, nunca vai aprender”, ressalta Elieth Portilho, professora de ensino fundamental.

E o que existe aqui é o cerrado, suas plantas, seus bichos e tudo isso que tem em volta e dentro do coração a professora Elieth leva para a sala de aula em uma escola rural em Pipiripau, no estado de Goiás. O que é familiar aqui vai dando sentido, facilitando o aprendizado. E crianças de sete anos exibem seus conhecimentos, com alguma timidez, ou sem timidez alguma.
Veja mais no site do Jornal Nacional - Professores mostram o que pode ser feito para melhorar a educação


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil