Reinaldo

Iris Rezende Machado, 81 anos - Pelo menos uma vez, políticos de Goiás (até quem diz detestar) já sonhou ser como Iris

Na política, assim como no futebol, é difícil que a emoção sobreponha a razão, mas uma coisa é certa em ambas as áreas, não se pode apagar a história.

As glórias de uma equipe de futebol ficam registradas para a posteridade mesmo que esta equipe não conquiste mais nada, e a paixão de seu torcedor fiel permanece intacta por décadas à fio.

A razão diz a ele o tempo todo que o time não vai mais chegar ao topo, mas a emoção, aquela que apareceu num determinado momento e lhe fez feliz, teima em faze-lo acreditar que um dia vai vivenciar tudo aquilo de novo.

Na política também é assim, o homem público de hoje, que muitas vezes acaba derrotado nas urnas, pode sim ter em seu currículo feitos que um dia vão orgulhar a todas as pessoas da sua terra.

As realizações de um governante também ficam para a posteridade, se realizadas junto e com a participação do povo então, acabam se tornando eternas, assim como uma conquista de um time de massa.  

As administrações de Iris Rezende Machado foram marcadas pelo estilo populista, próximo ao povo e que fez dos “mutirões” sua marca pessoal, chegando a erguer mil moradias em um só dia na década de 1980, onde colocou até o Presidente da República para trabalhar em favor da população. 

Muitos políticos, principalmente aqueles que foram contemporâneos de Iris, podem até negar, mas pelo menos uma vez na vida já se imaginaram sendo como Iris Rezende Machado. 

Dúvida disso? 

Então pergunte ao Governador Marconi Perillo se isso não é uma verdade absoluta. Se for sincero, ele lhe dirá que sim, talvez com alguma ressalva, mas negar, jamais.

Esqueça as últimas eleições, e anterior também, pois na história de Goiás Iris foi um dos governadores com maior índice de aprovação, o que consolidou sua posição política no cenário nacional.

A razão do povo goiano sobrepôs a emoção daqueles que sonhavam ter Iris de novo no poder, os tempos são outros na política e no futebol, a arte deu lugar ao vigor, o jogo em ambos os campos ficou mais feio, truculento e o que conta é o resultado final.

A emoção de quem viveu dias de glórias, teima em dizer que tudo pode acontecer de novo, mas a razão lhe conduz a um outro tipo de realidade, onde o que vale mesmo são os objetivos futuros.

Pior para todos nós.

Nascido em Cristianópolis, em 22 de dezembro de 1933, o filho do agricultor Filostro Machado Carneiro e da dona-de-casa Genova Rezende Machado é, indiscutivelmente, um dos maiores líderes políticos do Estado.

Nos 56 anos de carreira política, Iris já ocupou praticamente todos os cargos da vida pública, exceção feita ao cargo eletivo de Deputado Federal, já que nunca concorreu ao cargo.

O Jornal Opção disse, e é mesmo verdade que não dá para falar de Goiás, sem mencionar Iris Rezende Machado.
Iris Rezende completa 81 anos; reveja grandes momentos da carreira do ex-governador - Jornal Opção



Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil