Reinaldo

Há três dias ocupantes de favela no Rio tentam evitar demolições de casas pela Prefeitura

Há três dias ocupantes de casas abandonadas da chamada Favelinha do Metrô ou Metrô Mangueira, a menos de um quilômetro do estádio do Maracanã, na zona norte do Rio, tentam evitar que casas sejam demolidas pela prefeitura.

A última ação de resistência ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), quando os ocupantes jogaram entulhos na linha do metrô que passa atrás da comunidade. A circulação de trens na Linha 2 do metrô teve que ser paralisada, das 8h01 às 8h13, para a remoção dos entulhos.
Na terça-feira passada, 12 casas foram postas abaixo sob protestos. Os ocupantes atearam fogo em entulhos, atiraram pedras, garrafas e ovos nos policiais militares que acompanhavam os trabalhos e fecharam também uma das pistas da avenida Radial Oeste, na zona norte. Pedras também foram atiradas nos carros que passavam na via. A polícia utilizou spray de pimenta e bombas de efeito moral para tentar conter as manifestações.

Os conflitos se intensificam à noite. Durante a manhã e à tarde, há focos intercalados de confusão e calmaria. Na noite desta quarta-feira, o Batalhão de Choque ocupou a comunidade.

A assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio informou que vai continuar as demolições assim que os ânimos se acalmarem. Ocupantes prometeram fazer um cordão humano caso os tratores voltem à região.
Leia mais: Folha de S.Paulo - Cotidiano - Há três dias ocupantes de favela no Rio tentam evitar demolições de casas - 09/01/2014

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil