Reinaldo

Copa 2014: Fifa debate as áreas de restrição comercial para a Copa do Mundo

O Comitê Organizador Local e a FIFA debatem as zonas de exclusão comercial na Copa do Mundo de 2014
A preocupação da Fifa no controle das restrições comerciais para a Copa 2014 foi debatida nesta semana. Os representantes da entidade Vicente Rosenfeld e Ana Claudia Toledo se reuniram na Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) com representantes dos setores envolvidos na fiscalização do comércio.

“O combate à pirataria e abusos, como o marketing de emboscada, terão rigorosa fiscalização e monitoramento permanente”, afirmou Rosenlfed. O setor de proteção às marcas da Fifa controla as ações, com base na Lei Geral da Copa e na Garantia Governamental 08, do Governo Federal.

O uso não autorizado das marcas da Fifa ou da Copa do Mundo 2014 fica sujeito a várias penalidades, que vão de advertência a medidas judiciais e. “Haverá controle de monitoramento no estádio, seu entorno, rodoviárias, aeroportos, fan fest, porto e áreas de fronteira”, informou Rosenfeld, que solicitou aos órgãos locais um Grupo Permanente de Proteção às Marcas.

O secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, informou que a Prefeitura vai ajudar nessa fiscalização. O chefe de gabinete da Secopa estadual, Ivan Vinícius, também participou da reunião. “A garantia da proteção das marcas oficiais da Copa está inserida na legislação brasileira e o que nos cabe é fiscalizar”, disse Vinícius.

O delegado Clóvis Galvão, da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil, afirmou que os órgãos de segurança estão preparados para fazer respeitar a lei. “Nosso compromisso é com a sociedade paranaense, tanto que o Governo do Paraná criou a delegacia especializada em grandes eventos. Nossos protocolos serão cumpridos com responsabilidade”, completou Galvão.

Além dos representantes da Fifa, participaram da reunião: Rafael Muller; Zelinda do Rosário; Marcelo Contin; Susana Lins Costa e Hamilton Stival (todos da Secopa Municipal); Alceu Menta (Secopa Estadual); major da PM Adilson Luiz Correa dos Santos (Coesge); capitão da PM João Carlos (Coesge); Mark Pinheiro (Col/Fifa); Chris Costa (Procuradoria Geral do Município); Roberto Carlos Rodrigues (Urbs); José Antonio Oliveira (GGI); Gilnei André Ball e Marcelo Bremer (SMU); Vilson Stempinhaki e Carlos Felipus Costa (Guarda Municipal) e coronel Renê Witek (Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada).
Leia mais: Copa 2014: Fifa debate as áreas de restrição comercial para a Copa 2014 - Agência Estadual de Notícias

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil