Reinaldo

'Ronaldinho Gaúcho foi aposta errada do Fla', diz economista @Reinaldo_Cruz @QB_7 @BrasliaDF @cnn_br

A consultoria BDO RCS divulgou um estudo que mostra a arrecadação dos 20 clubes mais ricos do Brasil. Dono da maior torcida do país, o Flamengo aparece apenas na quinta posição. Corinthians, São Paulo, Internacional e Santos estão na frente do Rubro-Negro. O Peixe, inclusive, saltou do sexto para o quarto lugar.
Para a economista Elena Landau, a diferença entre os clubes da Gávea e da Vila Belmiro foi o investimento nos seus craques. Enquanto o Santos acertou ao manter Neymar, o Flamengo erra ao insistir em Ronaldinho Gaúcho.
- O Santos tomou uma grande decisão. Hoje, o time sem craque, sem símbolo, não consegue andar. A diferença entre o Santos e o Flamengo é que o Flamengo fez a aposta errada. O clube se endividou pelo Ronaldinho e ele é uma decepção. O Flamengo precisa de um patrocínio grande o suficiente para pagar o Ronaldinho e, por outro lado, ele não é um bom produto. Ele só sai no jornal porque está jogando mal, porque deu festa. Jogadores com muito menos futebol são símbolos de seus clubes. O Ronaldinho não é – disse Elena, convidada do programa “Redação SporTV”.

Observando o estudo, a economista ainda teme que haja um grande aumento na diferença entre os clubes de maior arrecadação e os outros participantes das Séries A e B e usou como exemplo o domínio de Real Madrid e Barcelona na Espanha. - Os clubes estão ganhando cada vez mais dinheiro, mas, mesmo assim, ainda é menos do que poderiam ganhar. A dependência das verbas da televisão é muito grande e, por causa disso, voce tem uma separação de grupos de clubes. O Brasil pode caminhar para uma “espanholização” do futebol. Dois ou três podem subir muito e o resto pode ficar muito abaixo. Podemos ter os nossos Real Madrid e Barcelona, e sem a mesma qualidade. O escritor e jornalista Guilherme Fiúza, colunista da revista “Época”, acredita que as verbas de transmissão pagas pelas redes de televisão são o que ainda possibilita os grandes investimentos de clubes e só existem por causa da paixão do torcedor. - Os clubes brasileiros foram salvos pela televisão, ou seja, pelo público. A administração dos clubes no Brasil está muito distante, muito aquém, da paixão que o torcedor tem pelo seu time.


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil