Reinaldo

Deputado Rubens Marques | Parabéns a querida cidade de Anicuns

A cidade de Anicuns fica a 74 km de Goiânia e 282 km de Brasília, possui 32.614 habitantes (IBGE - 2018) e uma população flutuante com cerca de 4 mil habitantes, no período de março a dezembro, devido a grande contratação de funcionários pela Anicuns S/A. Possui um boa estrutura hoteleira, restaurantes, pizzarias e bares. Conta ainda com a Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, a primeira Faculdade instalada na região, que possui 8 cursos de graduação, cerca de 1500 alunos e recebe alunos de 44 municípios da região.

Anicuns teve origem na exploração de ouro em meados do século XVIII, era passagem de tropas para a Cidade de Goiás, seu nome originou-se da tribo indígena Guanicuns, que abatiam o pássaro com o mesmo nome, de rica plumagem. Anicuns era uma grande fazenda de propriedade de José Benedito Peixoto, mais conhecido como Juca Peixoto. O governo do estado o obrigou a lotear suas terras por sua proximidade com a capital. Juca Peixoto foi o primeiro prefeito da cidade.

Tem instalada no seu município a Usina de Álcool Anicuns S/A e Açúcar Ecoçúcar que empregam cerca de 3.500 pessoas, várias Indústrias de Calçados que produzem mais de 3 mil pares/dia, a Couronaza (capacidade para 600 m de couro/dia), o Sabão Geo que é conhecido em todo território nacional, a West Side que produz artigos para PetShop com exportação em diversas partes do mundo, a Cachaça Atitude exportada para a Europa e várias cerâmicas que produzem telhas e tijolos de grande qualidade, e também o grande frigorífico Anicuns;

O Município tem arrecadação anual de aproximadamente 29 milhões de reais, a maior arrecadação per/capita da Microrregião (Contas Públicas - IBGE - 2014).

O Município conta ainda com dois Estádios de futebol, Estádio Municipal José Vicente Pereira Valadão, mais conhecido como "Municipal" com capacidade máxima para cerca de 4.200 pessoas, e o Estádio Ary Ribeiro Valadão Filho, o "Ary Filho" com capacidade para mais de 14.000 pessoas e com possibilidade de 20.000 pessoas com a colocação de arquibancadas móveis.

Fonte: Wikipédia

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil