Reinaldo

Pode acreditar, o #reaça Roger Moreira já foi um revolucionário! Documentário sobre Ultraje a Rigor passa a limpo a trajetória da banda

Marc Dourdin é um velho conhecido do Cinema e Pipoca e esta é sua terceira entrevista para o canal. Depois de #Futebol de #Várzea e #Monstros do #Ringue, ele reconstrói a caminhada de uma das #bandas de #rock nacional mais longevas. Sim minha gente, estamos falando de Ultraje a #Rigor.




Em cartaz nos cinemas, Ultraje faz boa compilação da trajetória do grupo, desde o início da década de 80 até a contratação do quarteto para acompanhar Danilo Gentili no talk show The Noite, em 2014. Dourdin recorreu a preciosos arquivos pessoais, sobretudo do líder e vocalista Roger Moreira, e os entremeou com entrevistas de velhos e novos integrantes, como Leôspa, Silvio e Edgar Scandurra, nomes da primeira formação.
Resultado de imagem para roger ultraje a rigor
Com oitenta horas de gravações originais, o realizador enxugou o registro para 92 minutos. Estão lá, por exemplo, imagens da apresentação (surpresa) na marquise do Top Center, em 19 de março de 1987. O show durou cerca de cinquenta minutos, e foi preciso fechar uma das faixas da Avenida Paulista devido à aglomeração dos fãs.

Pioneira no Brasil, a estratégia de marketing para o lançamento do segundo LP, Sexo, se deu como um arrasa-quarteirão. “Tocar na rua, no alto de um prédio, como os Beatles, foi a realização de um sonho. A ação superou muito nossas expectativas, já que esperávamos encher apenas a calçada em frente ao shopping”, relembra Roger.

Em outro momento nostálgico, o Ultraje é flagrado no palco do Napalm — ícone das casas noturnas que apostava no rock e no punk rock — cantando Inútil, aquela do “a gente não sabemos escolher presidente”, canção do primeiro compacto, de 1983, que vendeu 30 000 cópias.









Roger não viaja de avião por causa de crises de pânico, mas conseguiu rodar o Brasil em um ônibus próprio, fazendo um show atrás do outro. De lá para cá, o cantor, de 62 anos, diminuiu bastante o ritmo e agora tenta limitar suas apresentações a apenas uma por mês, de preferência em São Paulo ou perto da capital. “Tenho outro emprego do qual gosto muito.”

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil