Reinaldo

DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS, VIOLÊNCIA E A POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO BRASIL

A descriminalização das drogas em países do chamado primeiro mundo como Canadá, Holanda e alguns estados americanos teve como meta tirar das mãos dos traficantes um negócio que movimenta bilhões por ano. Lá a fiscalização rígida e as leis específicas garantem que os entorpecentes, em geral maconha, não vão circular livremente entre os jovens e as crianças. 
No Brasil este tema também está no centro das discussões sobre a segurança pública, e assim como acontece no mundo o debate está muito centrado na relação entre a violência e o tráfico de drogas. As alternativas para lidar com as drogas ilícitas e o aparato ilegal que garante o seu comércio vão da repressão à legalização e são alvo de acaloradas discussões.
Luiz Beggiora foi nomeado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, como o responsável pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). Em uma entrevista recente ao Portal UOL, no entanto, o secretário falou pouco sobre drogas. Alinhado com a proposta de Sérgio Moro, o foco de seu trabalho está voltado à gestão dos bens apreendidos do tráfico e parece não ter nenhuma preocupação com o lado social da questão.
O mercado internacional de cocaína movimenta bilhões de dólares anualmente e, no Brasil, alimenta todo tipo de violência, o crime organizado é patrocinador da falência do estado na área se segurança pública e são invariavelmente as facções que comandam o comércio de drogas no país, inclusive de dentro dos presídios. Comunidades vulneráveis controladas por traficantes se transformam em áreas de alta criminalidade.
Por ser uma substância ilícita que tem uma demanda permanente e crescente, e por ser altamente rentável, esses grupos brigam entre si pelo monopólio de áreas e geram todas as cenas de violência que a gente observa — observou Andrea Gallassi, pesquisadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília (UnB), em entrevista à Rádio Senado.


Mara Luquet do MyNews entrevista o Dr. Drauzio Varella no Brazil Forum Uk. Eles conversaram sobre a descriminalização das drogas, violência e a população carcerária.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil