Reinaldo

Intolerância incentivada na web pode ganhar as ruas: Instituto Lula pede exclusão no Facebook de comunidade "Morte ao Lula"

O Instituto Lula informou nesta sexta-feira (7), por meio do perfil oficial do ex-presidente, ter pedido ao Facebook, desde o dia 14 de julho, que retire do ar uma comunidade chamada "Morte ao Lula". "Acreditamos que ela claramente viola as regras de conduta do site, porque ameaça a integridade física do ex-presidente e incentiva a violência", diz a postagem.

"Esse pedido foi feito antes do ataque da semana passada. Mesmo depois da bomba, no dia 30 de julho, o Facebook continua a não considerar como 'ameaça real' uma comunidade que abertamente pede a morte de uma pessoa. Por isso viemos, por meio do próprio Facebook, criticar a atitude da empresa e pedir aos usuários que repudiem essa comunidade que promove o ódio. Denuncie essa página", prossegue o post.

Com mais de 4.000 integrantes, a comunidade "Morte ao Lula" no Facebook se descreve como um grupo que "visa enterrar essa figura que acabou com a vida de milhares de brasileiros".

As publicações mais recentes da comunidade são de divulgação de atos de protesto contra o governo, como os panelaços e manifestações de rua. Há mensagens ofensivas ao ex-presidente, chamando-o de ladrão e outras palavras de baixo calão em referências a Lula e ao PT. Há ainda diversas manifestações que pedem intervenção militar como solução para a crise política.

O Facebook não esclareceu se vai tirar a comunidade do ar.
Instituto Lula pede exclusão no Facebook de comunidade "Morte ao Lula" | Política: Diario de Pernambuco


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil