Cerca de 20 mil fiéis acompanharam na madrugada desta quinta-feira (2) a Procissão do Fogaréu pelas ruas da cidade de Goiás, a 142 quilômetros de Goiânia.
Considerado um dos principais eventos religiosos do estado, o espetáculo revive a paixão e morte de Jesus Cristo.
A tradição é realizada há 270 anos no município.
A tradição iniciou no século XVIII, quando o pároco do município na época, o padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, trouxe o costume à cidade.
Conforme a tradição, os 40 Farricocos saem, à meia-noite, do Museu da Boa Morte acompanhados pelos sons dos tambores, descalços, com tochas de fogo e em passos apressados pelas ruas de pedra da antiga capital do estado.
A todo instante os fiéis acompanham a perseguição a Jesus.
A primeira parada da procissão acontece na Igreja do Rosário, onde está reproduzida a Santa Ceia, mas, como Jesus já não está lá, o grupo segue com a perseguição.
A busca pelo filho de Deus só acaba diante da Igreja de São Francisco, local que representa o Monte de Oliveiras.
Neste momento, surge um estandarte com a imagem de Cristo e, logo em seguida, um clarim executa o toque de silêncio.
É o fim do percurso. Depois disso, é celebrada uma missa.


Comentários
Postar um comentário