Reinaldo

Inflação mostrou resistência ligeiramente acima do previsto em 2013, diz Tombini

Agência Brasil

A inflação ao consumidor encerrou 2013 com resistência ligeiramente acima daquela que se antecipava, disse, em nota, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. O presidente do BC tinha previsto inflação em 2013 menor do que em 2012.
Alexandre Tombini manteve tom de otimismo diante dos números do IPCA    

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano de 2013 em 5,91%. Em 2012, a inflação ficou em 5,84%.
“Essa resistência da inflação, em grande medida, se deveu à depreciação cambial [alta do dólar] ocorrida nos últimos semestres, a custos originados no mercado de trabalho, além de recentes pressões no setor de transportes”, destacou o presidente do BC.

Tombini também ressaltou que o IPCA ficou dentro do intervalo de tolerância fixado para o ano. O índice ficou acima do centro da inflação (4,5%), que deve ser perseguido pelo BC, mas abaixo do limite superior (6,5%).

No ano passado, como medida para tentar conter a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais. A taxa encerrou 2013 em 10% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Leia mais: Inflação mostrou resistência ligeiramente acima do previsto em 2013, diz Tombini | Agência Brasil

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil