Reinaldo

Em dia de "teatro" FIFA anuncia caridade, Dilma e Blatter tentam mostrar que esta tudo em 'paz' entre Brasil e Fifa

Tudo dentro do protocolo, na porta, as bandeiras do Brasil e da Fifa. Na sala de reunião, troca de presentes e afagos, diante da imprensa, sorrisos, elogios e até uma foto ao lado de bolas usadas na história das Copas do Mundo. Tudo devidamente bem ensaiado. 
Se arrependimento matasse: Blatter no dia do anúncio do Brasil       
Dilma Rousseff levou ao Presidente da entidade máxima do futebol mais do que presentes, levou mensagens que podem ecoar pelas ruas do Brasil antes, durante e até depois da Copa do Mundo.
Criticas vindas da FIFA através de seus dirigentes não ajudam em nada na organização do Mundial e Dilma foi dizer a Blatter que o Brasil é um país pronto para explodir e a FIFA fica criando pavios que podem ser acessos  e estourar na cara da própria entidade.
Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fizeram de tudo para mostrar que o governo e a entidade estão unidas para garantir o sucesso do Mundial de 2014.

"É um prazer estar aqui", disse Dilma a Blatter ao descer do carro na porta da sede da Fifa, em Zurique. 

Num gesto de tentar mostrar aproximação, o dirigente fez questão de que Dilma e ele fizessem o "aperto de mão da paz", uma iniciativa do suíço para promover tolerância no futebol.

Blatter ainda mostrou para a presidente as bolas usadas em todas as Copas, inclusive a Brazuca, que será usada no Brasil neste Mundial. 

Neste verdadeiro "teatro" montado em Zurique, tudo é permitido. Menos as perguntas de jornalistas. Dilma e Blatter farão uma declaração à imprensa. Mas se recusaram a responder os questionamentos emitidos pelos repórteres. 

O esforço de mostrar união e de evitar perguntas não é por acaso. O Mundial sofre um sério abalo, com atrasos em estádios, o risco de protestos e caos nos aeroportos com a chegada de torcedores de todo mundo. 

O "teatro" foi completado ainda com a decisão de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, de anunciar a distribuição de US$ 20 milhões em projetos sociais no Brasil, em evento realizado também nesta quinta, no Rio. 

O valor destinado é, porém, apenas 2,5% da renda da Fifa com a Copa e dez vezes inferior à renúncia fiscal que a entidade terá na Copa.
Leia mais: Dilma Rousseff e Joseph Blatter tentam mostrar 'paz' entre Brasil e Fifa - Copa do Mundo - Superesportes

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil