Reinaldo

Cheias voltam a assolar o leste da Austrália http://bit.ly/eL2vgT @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

As cheias que atingem o leste da Austrália levaram as autoridades a declarar o estado de emergência na cidade de Wagga Wagga, na região da Nova Gales do sul. 

A subida das águas do rio Murrumbidgee atingiu, esta madrugada, os dez metros de altura. A título preventivo, mais de 13 mil pessoas foram deslocadas da povoação, protegida por um dique de onze metros. 

No total, três regiões encontram-se seriamente afetadas pelas cheias, entre Nova Gales do sul, Queesland e Victoria. 

Em Wagga Wagga, 65% dos habitantes da povoação foram transferidos para abrigos de emergência. Exército e proteção civil tentam, desde ontem, reforçar os diques de proteção da cidade onde as autoridades declararam o estado de catástrofe natural. 

Os comerciantes tentam proteger as suas mercadorias de uma nova subida das águas: "é indispensável por tenho muito dinheiro aqui investido", afirma um comerciante. 

Outro refere que, "tive que deslocar os frigoríficos e arcas da cave e do rés do chão para o primeiro andar. 

O nosso seguro não cobre este tipo de equipamento, por isso temos que tomar certas precauções caso os diques cedam à subida das águas". 
Desde o fim de semana passado, que as cheias provocaram a morte de duas pessoas, na Nova Gales do sul e Queensland, onde, no ano passado, a subida das águas tinha provocado mais de trinta mortos.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil