Reinaldo

Marco Maia recebe Governadores que pedem aumento de recursos federais @assuntosdegoias #QuestãoBrasil

O aumento dos recursos federais destinados aos Estados a título de ressarcimento das perdas provocadas pela desoneração de ICMS das exportações (Lei Kandir), foi pedido hoje pela manhã ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, por oito governadores e pelo vice-governador José Eliton, que representou Marconi Perillo. Os governadores reivindicam R$ 7,5 bilhões. O relator geral do Orçamento de 2012, Arlindo Chinaglia, que também participou da reunião, ficou de estudar o pedido. O relatório preliminar repete o valor do Orçamento deste ano, ou seja, de R$ 3,9 bilhões.

Segundo José Eliton, foi pedida ainda a votação imediata da proposta sobre a distribuição dos royalties do petróleo, que beneficia os Estados não produtores. O vice-governador explicou que os governadores estão se mobilizando para evitar que os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo se sobreponham aos demais.

Marco Maia reafirmou que essa proposta será o primeiro item da pauta do Plenário, depois que esta for liberada, disse José Eliton. Atualmente, a pauta está trancada por medidas provisórias cuja votação vem sendo adiada pela base governista, já que, se forem aprovadas, vão passar a trancar a pauta do Senado e impedir a aprovação da proposta de Desvinculação de Receitas da União (DRU).

O vice-governador disse ainda que há um consenso entre os governadores para que se vote a pauta ainda este ano, garantindo investimentos maiores em infraestrutura, saúde e habitação. Finalizando, José Eliton disse que os governadores lutam para que essa riqueza do pré-sal se reverta para todos os brasileiros. Segundo ele, os governadores pediran uma audiência com a presidente Dilma Roussef, que poderá ser agendada talvez para amanhã. Além do vice-governador José Eliton, participaram da audiência os governadores do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Alagoas, GDF e Santa Catarina.

Fonte: Goiás Agora

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil