Reinaldo

Pelé, primeiro e único, Rei do Futebol

Os mais jovens, principalmente aqueles que são adeptos da tecnologia, não entendem porque Pelé é considerado o Rei do Futebol e a todo instante a imprensa e até a Fifa tentam sem sucesso colocar Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e até Neymar Júnior acima do Camisa 10 mais famoso e respeitado de todos os tempos.

Chegamos a mais uma final de Copa do Mundo e algumas dessas pessoas incrédulas ouvem nos noticiários a verdadeira, talvez única, história do futebol mundial em todos os tempos. A França, se vencer pode se aproximar dos feitos de Pelé e sua geração fantástica, até esse ponto, nada demais.

Mbappê e Grismann podem marcar em duas finais consecutivas? Sim, podem e se o fizerem estarão igualando o feito de Vavá que marcou nas finais de 1958 e 1962. Ou seja, a marca de Vavá já dura 60 anos e nenhum dos pretensos substitutos de Pelé tem chance de igualar tal feito.

Pelé conquistou 3 Copas do Mundo em 3 décadas diferentes, conviveu dentro de campo com pelo menos 4 gerações de craques, alguns deles com cadeiras cativas no seleto Olímpo da bola, rivais à altura que paravam para vê-lo atuar e o reverenciavam pelo que fazia com a bola.

Se Pelé e seus companheiros de Santos e Seleção Brasileira não são tudo isso, porque suas marcas e recordes não caíram, ou em alguns casos só estão sendo alcançadas agora, na segunda década do século 21 se Edson Arantes do Nascimento estabeleceu a maioria delas há pelo menos 50 anos?

Pelé se tornou conhecido mundialmente numa época em que nem a Televisão alcançava os quatro cantos do Mundo, mas todo mundo conhecia Pelé e respeitavam o número 10 como sendo o número usado pelo melhor jogador de qualquer time, uma referência a Pelé que resite ao tempo.

CR7 talvez tenha deixado o imaginário dos torcedores, não todos, como pretendente a coroa porque não levou Portugal mais longe, pior foi ter ido parar no banco por estrelismo. Lionel Messi cresceu, após a derrapada de Ronaldo pode ter conquistado sem esforço o ponto mais alto da sua geração. Oastro argentino chegou mais uma vez a decisão de uma Copa do Mundo e volta a dividir os holofotes com lendas da bola que fizeram história no passado. Alcançar Pelé é algo impossível, igualar Don Diego Maradona, talvez, mas por mais que a Fifa faça malabarismo para colocar o jogador do Paris Saint German na mesma prateleira ele nunca será respeitado como tal. Os motivos são muitos, alguns até listados aqui.

Já Kilyan Mbappê tá num ritmo diferente, não só porque já tem uma Copa do Mundo e pode vencer sua segunda de maneira consecutiva, mas por ter dois fatores a mais que Messi, Ronaldo e Neymar: Juventude e talento acima da média para sua idade. Afinal de contas aos 23 anos ele pode conquistar 2 mundiais, enquanto os tios trintões não conseguiram nenhuma sequer.

Se conquistar a Copa do Mundo no Catar, Mbappê se qualifica para, aí sim, igualar Pelé já na próxima Copa nos EUA, México e Canadá. Ultrapassar Pelé já é outra história, isso só aconteceria lá pelos idos de 2030, 60 anos depois de Pelé ter cravado o seu Tricampeonato.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil