Reinaldo

O desafio do retorno à sala de aula durante a pandemia

Por que motivo a educação é importante?

Muitas perguntas e poucas respostas. A volta às aulas nas escolas brasileiras gera uma infinidade de incertezas para alunos, pais, professores e gestores.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o governo do estado autorizou a retomada das aulas presenciais em 14 de setembro, mas a prefeitura da capital diz que a data ainda é incerta. Em São Paulo, o dilema é parecido. 
Para ajudar a jogar luz sobre a questão, O GLOBO lançou uma cartilha com perguntas e respostas a respeito do que já se sabe sobre a volta às aulas. O guia foi elaborado com respostas dadas por médicos e educadores a questões sanitárias e pedagógicas, que devem ser levadas em conta nessa decisão. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também lançou uma nota técnica sobre como as escolas devem se preparar para esse momento. 
No Ao Ponto desta sexta-feira, o jornalista Raphael Kapa, que trabalhou na elaboração da cartilha e também é professor de História em três colégios do Rio, e a pesquisadora Tania Araújo-Jorge, coordenadora da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, tiram dúvidas sobre a retomada das atividades presenciais e analisam os principais desafios a alunos, escolas e governos antes e quando a reabertura foi permitida.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil