Reinaldo

NEYMAR SAIR DO PSG VIA FIFA NÃO É TÃO SIMPLES

FIFA pode ajudar Neymar a sair do PSG em 2020Neymar voltou aos campos, até jogou bem pela seleção brasileira, mas depois de fazer de um tudo para sair do PSG, os seus possíveis e os impossíveis para deixar de vez Paris não permitem que as polêmicas do atleta sejam menores na mídia do que o seu futebol. A saída do clube que fez dele o jogador mais caro da história movimentou o mercado de verão, mas como é do conhecimento geral, não aconteceu, agora a expectativa é como ele será recebido pelo grupo e principalmente pela torcida do clube francês. 
A imprensa da França noticiou que a vontade do craque em voltar ao Barcelona era tamanha que o seu staff chegou mesmo a oferecer 20 milhões de euros do próprio bolso para que os dirigentes parisienses aceitassem as várias propostas do time catalão mas... não deu negócio.
Com o fechamento da janela de transferências, o jogador deverá ser reintegrado e esse capítulo continuará despertando a curiosidade do mundo inteiro, pois a vontade dele não é permanecer na Cidade Luz, sua saída do campeão francês pode continuar a ser tratada até ser definida apenas no próximo verão europeu. O jornal espanhol 'Mundo Deportivo' reporta que os advogados de Neymar pretendem usar o regulamento da FIFA, mais precisamente o artigo 17 sobre Estatuto e Transferência de Jogadores para liberar o astro da seleção brasileira no início de 2020. Desde 2001 que a FIFA permite que jogador possa rescindir o seu contrato de forma unilateral, mesmo sem justa causa. O valor da rescisão será determinado em primeira instância pela FIFA, uma vez que Neymar não tem cláusula de rescisão no contrato.
No início de 2020 Neymar já terá cumprido três anos do seu vínculo com o PSG, pelo artigo 17 sobre Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA permite a saída dele de Paris. O brasileiro terá de comunicar ao PSG a rescisão, sendo que será a FIFA que vai determinar os valores a serem pagos aos donos do clube parisiense. Valor esse que será determinado em função do que o PSG pagou por ele, dos anos que restam do seu contrato, do que recebe mensalmente e de outras variáveis. Os advogados de Neymar calculam que a rescisão será feita sobre a monta de 170 milhões de euros.
Acontecendo desta forma, o PSG pode, e deverá, levar o caso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça) que irá analisar  e decidir se aceita a rescisão ou não. O 'Caso Webster' em 2009 e o 'Caso Matuzalém' em 2009 são dois precedentes que podem fazer jurisprudência e que são usados como exemplos pela FIFPRO. Em 2009, o TAS obrigou Matuzalém a pagar ao Zaragoza um valor superior ao determinado pela FIFA. Em 2008 foi diferente: o organismo com sede na Suíça disse que o valor que Webster devia pagar ao seu clube anterior devia ser inferior ao determinado pela FIFA.

NEYMAR SAIR DO PSG VIA FIFA NÃO É TÃO SIMPLES

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil