Reinaldo

Cláudio Meirelles planeja ocupar vaga de Nilo Resende no TCM

A próxima década promete muitas mudanças em vários órgãos pelo país à fora, uma verdadeira dança das cadeiras por conta da idade dos integrantes dos poderes. STF, TCE, TCM, entre outros são órgãos que podem ter vários de seus integrantes requisitando aposentadoria por idade ou mesmo sendo aposentado de forma compulsória.

Pensando nisso, tem muita gente pleiteando ocupar essas vagas que poderão ficar em aberto, e não é apenas Sérgio Moro que tem essa expectativa não, em outras esferas de poder também tem gente de olho grande nas vagas que podem ser abertas à partir do ano que vem. Cláudio Meirelles está no front político há muito tempo, e todo político que se preza sonha com uma cadeira cativa provida de um cargo vitalício para encerrar com chave de ouro a carreira... Alguns acabam voltando as origens, políticas, mas na maioria dos casos, eles acabam pendurando mesmo a chuteira.
Jornal Opção (13.05.2019)

O conselheiro Nilo Resende completou 60 anos e, por ter contribuído suficientemente com a Previdência, já pode se aposentar. Mas há um questionamento. Legalmente, um conselheiro pode se aproveitar depois de cinco anos de Tribunal de Contas dos Municípios. Mas há também o entendimento de que, a partir de agora, terá de cumprir dez anos. Se for assim, o ex-deputado não pode se aposentar. Mas o que os conselheiros e deputados comentam é que, sim, Nilo Resende, se quiser, já pode se afastar do TCM.

A vaga de Nilo Resende é “reservada” para a Assembleia Legislativa. Os parlamentares teriam feito um compromisso de apoiar o nome do deputado e advogado Cláudio Meirelles para o cargo. A vaga, portanto, “é” do líder do PTC.

Há uma pedra no meio do caminho, no entendimento de alguns deputados. Cláudio Meirelles rompeu o relacionamento político com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e por isso pode ter dificuldade para se tornar conselheiro. “Mas a vaga não será decidida por Caiado, e sim pelos deputados”, afirma um parlamentar. “Ocorre que, mesmo assim, Caiado pode ter influência no voto de vários parlamentares — que podem indicar outra pessoa, como Ernesto Roller ou um deputado estadual, para o cargo”, afirma um governista.
Conselheiros e deputados frisam que Cláudio Meirelles tem perfil para conselheiro, por ser advogado, deputado e ex-vereador. “Cláudio Meirelles, antes de conquistar o apoio dos colegas, tem de conversar com Nilo Resende, para verificar se o conselheiro vai realmente se aposentar”, afirma um parlamentar. Um deputado sublinha que Nilo Resende pode se aposentar em 2022 para disputar mandato de deputado estadual.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, pode se aposentar em 2020. Pode não é o mesmo que deve. É provável que fique mais alguns anos no TCM. Sua vaga, no caso de aposentadoria entre 2020 e 2022, iria para o secretário de Governo do Estado, ex-deputado e ex-prefeito Ernesto Roller.
Cláudio Meirelles planeja ocupar vaga de Nilo Resende no TCM - Jornal Opção

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil