Reinaldo

Eumano Silva e Gilberto Alves lançam livro O Levante dos Ribeirinhos

O jornalista de política do Metrópoles Eumano Silva e o repórter fotográfico Gilberto Alves lançam, nesta quarta-feira (27/2), o livro O Levante dos Ribeirinhos. O título, resultado de reportagem especial publicada no portal, narra o confronto entre comunidades e as fazendas do agronegócio. O evento será no restaurante Carpe Diem (104 Sul), às 20h.
Stella Woo/DIvulgação
“Fui à região do Rio Arrojado no início de janeiro de 2018, dois meses depois da invasão da Fazenda Igarashi por mais de 600 ribeirinhos revoltados com o esvaziamento do rio. Nessa viagem, a passeio, conheci muitos moradores do Vale do Arrojado, no município de Correntina, na Bahia. Descobri, então, a dimensão do conflito entre os fazendeiros do agronegócio e as comunidades tradicionais dos ribeirinhos. Pela gravidade daquela situação, percebi que valia uma grande reportagem. De volta a Brasília, chamei fotógrafo Gilberto Alves, parceiro de outras aventuras, para voltar lá e fazer esse trabalho comigo. Ele topou na hora”, conta Eumano. 


Na primeira investida, os repórteres passaram oito dias no oeste da Bahia, conversando com líderes dos ribeirinhos. “À medida que avançamos, a história nos parecia ainda mais importante”, ressalta Eumano, vencedor do Prêmio Jabuti de reportagem por Operação Araguaia – Arquivos Secretos da Guerrilha. Ao retornarem a Brasília, os jornalistas firmaram parceria com o Metrópoles e decidiram ampliar o trabalho.

Divulgação
“Tivemos, então, o reforço do fotógrafo Michael Melo, equipado com um drone, e do videomaker Gabriel Pereira. A reportagem ganhou mais força com imagens aéreas e entrevistas gravadas em vídeo”, lembra Eumano. A matéria foi publicada em julho de 2018 e, agora, ganha versão em livro pela Editora Metrópoles – que também pode ser adquirida em e-book.




Publisher da Editora Metrópoles, Luiz Oliveira fala que a obra é uma nova etapa da reportagem especial. “O jornalismo do portal continua 100% digital. Mas, de tempos em tempos, vamos prestigiar um trabalho extenso e importante na forma de livro impresso”, avalia.

Arte/Metrópoles

“No final, posso dizer que essa foi uma rara oportunidade para produzir uma legítima grande reportagem, com todos os elementos característicos desse gênero jornalístico. Com tanta gente competente e com os recursos, o resultado final ficou muito superior ao imaginado quando Gilberto e eu começamos tudo. O talento dos profissionais do Metrópoles e os recursos tecnológicos permitiram a produção de uma reportagem completa”, conclui Eumano.

Lançamento O Levante dos Ribeirinhos
No dia 27 de fevereiro (quarta-feira), no Carpe Diem (104 Sul), às 20h. O livro custa R$ 25
Eumano Silva e Gilberto Alves lançam livro O Levante dos Ribeirinhos

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil