Reinaldo

Papai Noel Nota Azul 2018 - Ética e Educação

É um projeto de incentivo a Educação e visa o engajamento da comunidade através de palestras e gincanas que aborde a Ética. O projeto manifesta preocupação e apreço pela Educação. Com intuito de conscientizar os cidadãos sobre a Ética, além de incentivar os alunos a ser nota 10, convidamos para ministrar palestras, autoridades e pessoas da sociedade, tais como médicos, professores e empresários que tenham disponibilidade de tempo para dedicar ao projeto. 

Com esse formato o projeto Papai Noel Nota Azul surgiu à partir de uma ideia do Sr Gilson José de Menezes, vulgo Caroço, também conhecido por sua semelhança com o bom velhinho. O mesmo queria fazer algo que viesse a incentivar os alunos das escolas do Setor Pedro Ludovico a serem vencedores por meio da Educação. A Associação Base União e Garra entendeu a mensagem e prontamente ajudamos a desenvolver algo que pudesse contribuir com o crescimento da comunidade por meio da Educação. Gilson Caroço é membro da Associação, se tornou o garoto propaganda do projeto, além de ser o principal mentor da iniciativa. 
O objetivo número um é incentivar as crianças e adolescentes a buscar a excelência das melhores notas. Para tanto são ofertadas duas bicicletas por escola para serem sorteadas entre os alunos que sejam nota 10 nas matérias, no comportamento e na assiduidade.
Objetivo dois é falar não só com os estudantes, mas com todos da comunidade sobre a importância de agir com ética, correção e ter retidão em seus atos. Vivemos dias estranhos, onde a corrupção salta aos olhos e o jeitinho brasileiro precisa deixar de ser algo que nos orgulhe.
O Objetivo três é atrelado aos dois primeiros, pois se conseguirmos mobilizar a todos vamos ter um pa
Começou pequeno em quatro escolas do Setor Pedro Ludovico e hoje já atinge mais 2 bairros, Vila Redenção e Setor Cerrado I. Em 2018 o projeto vai pela primeira vez envolver escolas de outro município, na cidade de Girassol.

Incentivo as crianças, adolescentes e jovens a estudar. Mostrar a eles que através dos estudos podemos trilhar o caminho do sucesso, ao tempo que o projeto busca aproximar a comunidade das escolas e apresentar as pessoas, jovens ou não, as diretrizes que possam transformar o futuro de todos. Quando falamos de Ética com pais, irmãos e pessoas comuns que vivem próximos as escolas ou tem alguém ligado a elas, temos o intuito de mostrar a essas pessoas a importância de agir com retidão na vida, ser solidário com as necessidades dos outros e conscientiza los que só teremos um mundo melhor para todos, com menos violência, roubalheira ou abusos se cada um fizer a sua parte.
Para ministrar as palestras do projeto convidamos pessoas de sucesso ou que tenham relevância na comunidade em que a escola esta inserida. Um empresário ético que seja admirado em sua comunidade pode contribuir muito na formação de um jovem que tem sonhos de crescimento na vida. Médicos, professores, atletas e autoridades também podem contribuir com a carreira dos estudantes, além de motivar as pessoas da comunidade com histórias vencedoras.
A Associação Base União e Garra acredita no povo brasileiro, não queremos promover assistencialismo insustentável, mas sim buscar dentro das próprias comunidades a motivação necessária para que as pessoas alcancem  sua independência através da Educação e do conhecimento.
Ofertar bicicletas para as escolas sortearem entre seus estudantes nota 10 foi uma forma que encontramos para incentiva los a buscar objetivos, sem que para isso tenhamos que dar o "peixe" sem que os mesmos apresentem alguma contra partida. Se não obter a excelência da nota máxima, o aluno não participa do sorteio. Os critérios, alguns flexíveis outros não, são determinados pelas escolas. Nota, assiduidade e comportamento são requisitos para participar do sorteio.
O envolvimento e engajamento das famílias são fundamentais para que a motivação do estudante aconteça e o sucesso atingido com êxito. 

A inclusão social é uma forma de agir para combater de algum jeito a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, minimizando as diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. A inclusão é um meio de oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil