Reinaldo

Parlamentares e juristas protocolam pedido de impeachment de Gilmar Mendes



Um grupo de parlamentares e juristas protocolou nessa terça-feira (13), no Senado Federal, um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro é acusado de adotar comportamento partidário em suas funções, conduta inadequada por se tratar de um magistrado da suprema corte. Pela primeira vez um pedido de impedimento contra um magistrado do STF é realizado no Brasil. Para os signatários, esse é o primeiro passo para um longo processo de luta contra a partidarização do órgão.

“Vou fazer todo o possível para que esse pedido de impeachment prospere”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que participou do ato no Senado Federal. “A postura de Gilmar Mendes tem muitos reflexos na sociedade por seu comportamento irregular que fere a Constituição. Fui relator do projeto de Reforma Política, que proibia o financiamento de empresas em eleições, e é duro ouvir os argumentos partidarizados de Gilmar Mendes sobre o tema”, atesta Fontana.

O parlamentar gaúcho espera que o presidente Renan Calheiros acolha o pedido e instale a comissão para analisar essas representações, que vêm da sociedade.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil