Reinaldo

Pinad do IBGE revela que desemprego no Brasil sobe a 8,9% no 3º trimestre

Com a abertura de vagas temporárias para as festas de fim a de ano, a tendência é que esses números recuem no 4º trimestre. As frustrações do governo em pôr em prática o seu ajuste fiscal tem sido determinantes para a falta de confiança dos setor produtivo.

No trimestre passado, mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a população desocupada --aqueles que tomaram alguma providência para conseguir trabalho, saltou 33,9 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2014, recorde para a série iniciada em 2012, o que significa 2,274 milhões de pessoas a mais procurando uma vaga, somando ao todo 8,979 milhões.

Em relação ao segundo trimestre, o aumento foi de 7,5 por cento, ainda segundo a Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante desse cenário, a taxa de desemprego medida pelo levantamento subiu a 8,9 por cento no trimestre passado, renovando o maior patamar histórico pela quinta vez seguida na pesquisa.
Desemprego no Brasil sobe a 8,9% no 3º tri, mostra Pnad | EXAME.com


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil