Reinaldo

É Hoje Tigrão

Questão Brasil edição nº. 83
Imprensa do PR explora declarações de Frontine para motivar Londrina na decisão
vila%20nova.jpg
O limite entre a confiança e o menosprezo é frágil quando o assunto é futebol, e se tratando de uma decisão é preciso medir bem as palavras para que o desejo de vitória não sirva de arma motivacional ao adversário. Contra a Portuguesa as manifestações de confiança dos jogadores Colorados soaram como musica para a torcida que acreditou piamente nas palavras de seus ídolos e comemoraram muito a conquista do Acesso em pleno estádio do Canindé em São Paulo.
Esbanjar confiança, demonstrar que acretida é importante é sempre bem vindo para o torcedor, falar em dificuldades, respeitar o adversário também faz parte do discurso de qualquer equipe que tem pela frente uma decisão.
Apesar da desvantagem, devido a derrota por 1 a 0 para o Londrina no jogo de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro, o atacante Frontini acredita que o Vila Nova conseguirá passar pelo Tubarão dentro do tempo regulamentar para conquistar o título da terceira divisão nacional e suas declarações positivas pelo lado dos vilanovenses repercutiram em tom de provocação no sul do país. O treinador do Londrina vai utilizar o discurso para também motivar seus atletas para a batalha.
Frontini comentou que alguns veículos da imprensa paranaense teriam acusado os jogadores do Tigrão de manter um discurso desrespeitoso em relação ao Londrina.
“Em nenhum momento a gente deixou de respeitar a equipe deles como está acontecendo na imprensa lá em Londrina, falando que a gente está desrespeitando e falando que a gente vai reverter o resultado aqui. A gente vai respeitar a equipe deles, mas a gente quer ser campeão”, explicou o atacante à Rádio 730.
O craque acredita que o Vila Nova conseguirá reverter o resultado da primeira partida diante do seu torcedor em um Serra Dourada que ele espera que esteja lotado para empurrar o time rumo ao bi-campeonato do brasileiro da série C.
“Eu imagino coisas muito boas, sou uma pessoa muito positiva. Então eu espero que a gente consiga definir o jogo dentro dos 90 minutos, mas se acontecer a gente está preparado. A gente treinou, estudou também a equipe do Londrina. Tem que ter a cabeça no lugar, essa é a decisão que a torcida tanto esperava”, afirmou.
A grande final entre Vila Nova X Londrina está marcada para a noite desta sábado (21), a partir das 19h30, no Estádio Serra Dourada. O Tigrão precisa vencer por dois gols de diferença para conquista o título. Uma vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer derrota do Londrina com apenas 1 gol de diferença garante aos paranaenses o titulo.
questao.png
Ano VII Edição nº. 83 Goiânia, de 21 de Novembro de 2015 Diretor de Redação: Reinaldo Cruz R$ 2,50
É HOJE TIGRÃO
O Vila Nova precisa marcar gols para conquistar seu primeiro título importante nos últimos 10 anos, os atletas que vão a campo querem escrever seus nomes na hisória do clube e a torcida que vai lotar o Serra Dourada hoje, promete fazer a diferença. Assim como indicado durante a semana, o técnico Márcio Fernandes não fez mistério e confirmou que a escalação do Vila Nova não vai ser a mesma que perdeu para o Londrina por 1 a 0 no jogo de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro.
O comandante colorado decidiu abandonar a formação com três zagueiros para reforçar o setor de criação do meio de campo, já que o Vila Nova precisa marcar gols e não sofrer, o técnico entende que o que menos o time precisa é de marcar o Londrina e sim partir para cima para preocupar o adversário.
Com as mudanças definidas para a partida de volta, no Serra Dourada, o meia Zotti tem presença garantida e espera corresponder as expectativas. Para a entrada do meia de criação, a tendência é que o sacrificado seja o zagueiro Gustavo Bastos.
Outra mudança pode ser a saída de Moisés, que perdeu três dias de treinamento durante a semana em decorrência de lombalgia. Esta mudança preocupa a torcida, já que o atacante tem sido o grande destaque da equipe ao lado do artilheiro Frontini.
Márcio Fernandes vai mudar a estratégia para bater o Londrina
“Certeza a gente não tem nenhuma até agora, mas quero acreditar. Em cima de dor é só o jogador que pode nos dar um parecer, não temos como mensurar o incômodo dele, se dá ou não para jogar. Vamos esperar esse feedback dele até antes da partida”, comentou o treinador à Rádio 730 sobre a escalação de Moisés. O atacante confirmou que não está em condições perfeitas de jogo, mas se colocou à disposição do treinador e garantiu que não quer ficar de fora da grande decisão, que pode entrar para história do Tgrão.
“O problema é que ainda sinto dores e alguns movimentos estão difíceis de fazer. Ir 100% para o jogo é impossível, eu vou estar sentindo, mas se não tiver atrapalhando o grupo ou o time eu consigo ficar em campo com certeza. É uma decisão de campeonato e isso nos faz superar qualquer dor”, afirmou.
A provável formação colorada tem Edson; Marcelo, Vinícius Simon, Vítor e Marinho Donizete; Francesco, Robston, Ramires e Zotti; Moisés (Vanílson) e Frontini.
Sucesso e preocupação com o futuro da equipe
Além da mudança de esquema, as notícias sobre o futuro do Vila Nova também movimentaram o clube nesta reta final de preparação. Primeiro foi a notícia de que o Presidente não pensa em continuar a frente do clube após o termíno de seu mandato, Guto Veronez pode estar apenas fazendo fumaça para tirar o foco da equipe em uma semana de decisão.
A outra notícia que circulou nas rodas de bate papo é um possível interesse do Guarani de Campinas no artilheiro Frontini que tem contrato com o Vila até o final de 2016. O jogador veterano não perderá o foco por conta de especulações e diz que só vai procurar saber do assunto após conquistar a taça de campeão em cima do Londrina. Frontini salientou que sempre almejou ser ídolo da torcida Colorada e este título pode sacramentar de vez o seu nome na história do clube, definitivamente não será uma especulação que vai faze lo perder o foco e a concentração na decisão.
O grito de campeão vai ecoar no Serra Dourada esta noite, a massa colorada espera que o time conquiste o caneco para decretar 2015 como o ano perfeito, onde tudo de bom para o Vila Nova aconteceu, até uma eminente queda do rival Goiás para a Série B tem sido muito comemorada e pode ser a cereja do bolo vilanovense já no próximo domingo.
vila.fw.png
vila-nova-fc.png
Frontini.png
Tigrão treina
Nem o mais pessimista dos torcedores Colorados esperam que o titulo da Série C venha a ser decidido nos penaltis. É muito sofrimento para as dezenas de milhares de torcedores do Tigrão que vão estar presente no Serra Dourada neste sábado.
Caso o resultado da partida entre Vila Nova e Londrina termine 1 a 0 para os donos da casa, a final da Série C do Campeonato Brasileiro será decidida nas cobranças de pênaltis. Por isso, o técnico Márcio Fernandes já está preparando o Vila para as penalidades máximas, mesmo acreditando na força de sua equipe ele tem dedicado algum tempo dos treinamentos para praticar o tiro livre da marca da cal.
O Vila Nova precisa marcar dois gols e não sofrer nenhum para coroar o ano de 2015 perfeito. Marinho Donizete confia no título do Vila Nova nos 90 minutos,, mas lembra que numa decisão, tudo pode acontecer.
“Quem bate pode errar ou fazer. Infelizmente, eu errei contra o Brasil de Pelotas. Mas se vier a acontecer novamente, eu vou estar preparado para marcar desta vez para fazer. No Boa, eu era o cobrador oficial e nunca perdi um. Infelizmente, aqui no Vila eu errei o primeiro que cobrei,” diz o jogador.
Vila Nova e Londrina contam as horas para decidir o Campeonato Brasileiro da Série C neste sábado (21), no Estádio Serra Dourada. Para passar direto e ficar com o Título, o Tigrão precisa vencer por dois gols de diferença., enquanto que o Londrina joga por uma bola.
penalidades, mas espera decidir nos 90 minutos
Claro que sim, chegar a decisão e não levar seria muito frustrante, para o Vila Nova então muito mais doloroso porque o time não conquista nada importante a 10 anos. Alguns consideram o titulo da divisão de acesso algo extraordinário, mas vejo apenas como uma obrigação do clube após tantos desmandos e falta de planejamento de seus dirigentes
Uma conquista neste sábado pode ser considerado o feito incrível na vida dos atletas, muitos deles refugos de times medianos do país, mas que podem deixar de ser ídolos de cera e entrar para história de um time massa que tem se contentado apenas em comemorar acessos longe da elite ou os dissabores do seu principal rival.
Chega de ser feliz apenas com as derrotas Esmeraldinas. Chega de idolatrar jogadores que não conquistam nada importante. Chega de ficar muito feliz apenas porque o time conseguiu mais um “ACESSO”. Chega.
A hora é essa, hora de começar a comemorar títulos, são conquistas que marcam as passagens de tempo ao longo da história.
Neste Sábado não pode haver talvez, o titulo da Série C não pode escapar, ainda mais diante de um Serra Dourada empapuçado com quem pode fazer a diferença. É o titulo que conta e é nisso que a torcida precisa acreditar, a galera Colorada pode desequilibrar à favor e dentro de campo os jogadores tem que almejar também, só assim deixarão de ser ídolos de cera e entrar para a galeria de heróis de verdade do clube mais querido de Goiás no momento.
A divisão de acesso não entra na conta para forjar um novo símbolo Colorado, pois era o mínimo que o clube tinha que fazer na situação humilhante que se encontrava. Desde que Wando deixou o Vila Nova o espaço de ídolo no coração do torcedor esta vago. A lacuna pode e deve ser preenchida neste sábado diante de pelo menos 40 mil vilanovenses.
Caso uma inesperada derrota venha a acontecer, o torcedor colorado não tem que ficar se lamentando, é preciso entender que o time ainda esta em reconstrução e partindo deste prisma é bom salientar que 2015 já pode ser considerado um ano fantástico para o Vila Nova: 2 acessos, a queda do rival, um titulo e se conquistar o bi-brasileiro ai pode ser visto como sensacional.
reinaldo.png
Vila Nova x Londrina
O resultado final importa mesmo?
torcida.png
Londrina tem a vantagem de 1 a 0, mas Vila Nova confia na força da torcida
O discurso no time goiano é de aproveitar a força mística do Serra Dourada e garantir o título dentro do tempo normal. Na formação tática do time, o técnico Márcio Fernandes já demonstrou que a postura colorada vai ser bastante ofensiva. O treinador vai abrir mão da formação com três zagueiros, que utilizou na maior parte da competição, e colocará mais um “pé pensante no meio de campo”. O meia Zotti vai substituir o zagueiro Gustavo Bastos.
“Diante da nossa torcida, precisamos nos expor um pouco mais, isso é normal. Mas é preciso ter cuidado. O Londrina é um grande time. Se sairmos de qualquer jeito, poderemos ficar no prejuízo”, afirmou o comandante colorado.
Outra mudança pode ser a saída de Moisés, que perdeu três dias de treinamento durante a semana em decorrência de lombalgia. Segundo o treinador colorado, não é possível modificar a maneira de atuar, mas é preciso mostrar algo de diferente
“Quanto à ausência do Moisés, testamos Vanílson, Matheus Anderson e Ermínio. Temos algumas possibilidades. Seria loucura mudar radicalmente a forma de jogar, pois foram poucos dias de treinamento. Mas podemos, sim, mudar a atitude neste jogo contra o Londrina”, explicou o treinador.
SEM CAUTELA
O atacante Edmar vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo e é desfalque certo no Londrina. Em compensação, o técnico Cláudio Tencati contará com o retorno do atacante Bruno Batata e que era dúvida na semana passada por ter uma lesão no adutor da coxa direita, e do volante Diogo Roque, que desfalcou a equipe por três partidas.
Goiânia, Serra Dourada e Vila Nova. Londrina só tem boas lembranças para decidir a Série C
Vila%20x%20Londrina.jpg
Nova história em Goiânia
Nesse sábado, em Goiânia, o Londrina tenta escrever mais um importante capítulo da sua história. Contra o Vila Nova, o Tubarão pode conquistar um título nacional depois de 35 anos – o único foi em 1980, quando foi campeão da Taça de Prata, a atual Série B do Brasileiro.
Carlos Alberto Garcia espera que os jogadores consigam o título e escrevam de vez o seu nome na história do Tubarão, assim como os atletas da sua geração.
- Eles já conseguiram o principal, que é o acesso à Série B. Mas é com o título que eles vão poder entrar de vez na história do clube. Estou na torcida e espero mesmo que o Londrina seja campeão – comentou.
A partida entre Vila Nova x Londrina será neste sábado, às 19h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Com a vitória de 1 a 0 no primeiro jogo, o Tubarão tem a vantagem de levar a taça com qualquer empate.

O palco da final da Série C do Campeonato Brasileiro entre Vila Nova e Londrina traz boas recordações para a torcida do Tubarão. Foi na capital goiana que o time arrancou para um dos grandes momentos da sua história, na campanha que terminou com o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de 1977 e ficou conhecido como “Pacto de Goiânia”.
Na primeira fase, o Londrina não fez boa campanha e acabou em oitavo no grupo D, que tinha dez clubes. Com isso, o Tubarão foi para a repescagem. Para se classificar, precisava ser o campeão do grupo P. Chegou as duas últimas rodadas precisando de duas vitórias para conseguir isso. Os jogos eram em Goiânia, sendo o primeiro justamente contra o Vila Nova.
- Nós viajamos sem diretoria, sem ninguém. A imprensa e boa parte da torcida já colocavam o nosso time eliminado. Alguns jogadores mais experientes reuniram o grupo em um dos quartos e conversamos que a hora era aquela. O técnico Armando Renganeschi também aproveitou que em Goiânia já davam nossa equipe como perdida. Tudo isso ajudou a fechar o grupo e buscar essas duas vitórias – comentou Carlos Alberto Garcia, um dos principais jogadores da equipe na época.
Com gol de Xaxá, aos 44 minutos do primeiro tempo, o Londrina derrotou o Vila Nova por 1 a 0 e continuou vivo na competição. Três dias depois, era a vez de encarar o Goiás, adversário considerado mais forte e favorito para ficar com a vaga.
- Na época tinha a Loteria Esportiva, e nos informativos eles davam o Goiás, que tinha mesmo um bom time, como grande favorito, com 95% de chances de ganhar. Nós éramos considerados zebra. Porém, o Renganeschi soube usar isso muito bem, e nós fomos para campo para mostrar que éramos bem mais forte do que imaginavam – contou Garcia.
O Goiás abriu o placar aos quatro minutos do segundo tempo, com Rinaldo. Porém, o Pacto de Goiânia fez efeito e o Londrina não se entregou. Com dois gols de Brandão, um aos dez e outro 26 minutos da etapa final, o Tubarão venceu e avançou para a terceira fase do Brasileiro.
- Nós só percebemos depois a força daquele momento. Aquelas vitórias mostraram que nós éramos capazes e tínhamos um time de qualidade. Tanto que foi o mesmo elenco que fez aquela campanha memorável na fase seguinte. Nossa autoestima melhorou muito. Tudo mudou após aquelas vitórias em Goiânia – destacou o ex-atacante do Londrina.
Vaga nas semifinais
Com contratos e ânimos renovados para o ano seguinte – o Campeonato Brasileiro de 1977 só terminou em 1978 – o Londrina caiu no grupo S, com Vasco, Corinthians, Santos, Flamengo e Caxias.
- Nós nos apresentamos um dia antes do marcado, tamanha era a ansiedade para a disputa dessa fase final. Dentro do elenco, já comentávamos que poderíamos fazer história – disse Garcia.
A disputa da terceira fase era em turno único, com o campeão de cada um dos quatro grupos avançando para as semifinais. O Londrina estreou vencendo o Caxias, por 2 a 0, e depois derrotou o Flamengo, por 1 a 0, os dois jogos no Estádio do Café. Depois, venceu o Santos por 2 a 1, no Pacaembu, e derrotou o Corinthians, por 1 a 0, no Café.
A decisão de quem avançaria para a fase seguinte foi em São Januário, contra o Vasco da Gama, no maior público que o estádio cruzmaltino já recebeu oficialmente: 40.209 pessoas. Com gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia, o Tubarão se garantiu nas semifinais.
- Foi uma pressão enorme da torcida. O estádio estava lotado, mas nós estávamos muito confiantes que sairíamos de lá com uma vitória. O Mauro, nosso goleiro, fez uma partida incrível, pegou tudo. O Brandão abriu o placar e eu fiz o segundo. Depois, só saímos de São Januário à noite, porque a houve uma confusão.
Nas semifinais, o Londrina parou no Atlético-MG. No Mineirão, o Galo contou com uma tarde inspirada de Renaldo, que marcou três gols no 4 a 2 sobre o Tubarão. No jogo de volta, no Estádio do Café, os times empataram por 2 a 2, colocando fim na campanha histórica do Londrina.
- Aquele jogo contra o Atlético-MG no Mineirão foi a maior injustiça que vivi na minha carreira. Foi uma grande partida, nós jogamos muito bem. Eles fizeram dois a zero, nós diminuímos com o Brandão, depois o Renaldo fez 3 a 1 e eu marquei o segundo gol. Era para ter empatado, mas acabamos sofrendo o quarto gol, do Renaldo, que estava em uma fase incrível - contou Garcia.


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil