Reinaldo

Competições esportivas ao redor do Mundo perdem o foco para assuntos ligados ao Terrorismo e os atentados de Paris



   Nota se uma certa preocupação de atletas, dirigentes e torcedores com a questão da segurança após os atentados ocorridos em Paris. Esta preocupação será constante à partir de agora até a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.


O quesito segurança ocupou os debates em vários idiomas, mesmo o Brasil tendo conseguido realizar uma Copa do Mundo em 2014 sem nenhum incidente ligado ao terrorismo internacional, mas as ações do Estado Islâmico preocupam todas as nações que vão estar no Jogos Olímpicos e ninguém esconde seu temor em relação as ações de extremistas que visam amedrontar o Mundo inteiro.
A Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos, em Salvador, vai sedia nos dias 20, 21 e 22 de novembro o Campeonato Brasileiro de Windsurf Raceboard 2015, reunindo velejadores de todo o país, muitos deles, campeões em categorias internacionais, e que servirá para treino da equipe que participará das eliminatórias para as Olimpíadas do Rio 2016, em dezembro, na Baía de Guanabara. 

Ricardo Winick (Bimba), atual líder do ranking mundial, quatro vezes medalha de ouro nos jogos Panamericanos, quarto colocado nas Olimpíadas de 2004 em Atenas e medalha de prata na Copa do Mundo de WindSurf, em Abu Dhabi, no início de novembro passado, confirmou presença.
Patrícia Freitas, atual bicampeã Pan-americana e medalha de bronze na Copa do Mundo de Windsurf em Abu Dhabi também planeja aproveitar o Brasileiro na Bahia para treinar para a classificação pré-olímpica. 

Bruna Martinelli, também integrante do ranking mundial já programou vinda.
A expectativa é atrair público de 2 mil pessoas ao evento. De acordo com Alexandre Lessa, representante da AxéWind, organizador e coordenador técnico do evento, o windsurfe é uma classe olímpica em que todos os velejadores disputam com pranchas iguais e velas de até 9,5 metros. 

“É a mais técnica de todas as classes, a que mais cresce no país e no mundo, a maior da Bahia e do Brasil”, disse. “Vai ser um espetáculo em águas baianas”, adiantou.
A solenidade de abertura do evento está prevista para as 11hs do dia 20, na praia do Nordeste, na Ilha de Bom Jesus. Porém, para a véspera, às 15h30 horas, os participantes estão programando o que chamam de uma brincadeira na água: uma velejada que dá a volta na ilha, passando por recantos de rara beleza, como a Ponta do Padre, Ilha dos Frades, Igreja do Loreto, dentre outros. 

A Ilha de Bom Jesus dos Passos foi escolhida para sediar o campeonato desde dezembro de 2014. Localizada numa região de rara beleza e atrativos naturais é vocacionada ao esporte, lazer e turismo náuticos. Banhada por mar de águas calmas e ventos constantes tem uma das melhores raias de competições de vela do Brasil. 

Ao lado da ilha dos Frades e de frente para a cidade-ilha de Madre de Deus, Bonja, como é chamada pelos frequentadores, desponta como celeiro de atletas. De lá saíram campeões baianos e brasileiros.
Apesar de pertencer ao município de Salvador, o acesso à Ilha de Bonja só é feito por mar, partindo do Terminal Marítimo de Madre de Deus. 

Saindo de Salvador, pela BR 324, passando por Candeias - entrada da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde – Madre de Deus - segue de barco, numa viagem de pouco mais de 15 minutos.
Os baianos favoritos no Campeonato Brasileiro de Windsurf 2015
-- Alexandre Lessa, tetra campeão baiano e 3º colocado nos dois últimos brasileiro de 2013 e 2014. 

“Agora com esse evento em casa sinto o peso da responsabilidade e a expectativa é de brigar pelo título”.
-- Sinval Costa, atual campeão baiano na categoria acima de 82kg (ou pesado), quinto colocado no Sulamericado de 2012 também entra como um dos nomes baianos a fazer bonito no campeonato.
-- Vicente Barreto foi campeão brasileiro na categoria Grand Master em 2010 também entra na briga pelo pódio.
-- No feminino, Diana Queiroz, tetra campeã baiana.
assuntosdegoias3
Fonte: Mar da Baía de Todos os Santos recebe o Campeonato Brasileiro de Windsurf

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil