Reinaldo

Coincidência ou a faxina começou: Após extradição de José Maria Marin para os EUA, cai o homem forte do esporte na Globo

Oficialmente é apenas mais uma aposentadoria entre tantas que ocorrem a cada ano dentro do Grupo Globo. Pelo menos que nos saibamos não há nada impeditivo para uma pessoa de sucesso demonstre estar cansado do que faz e resolva jogar tudo para o alto, pedindo aposentadoria em pleno vigor físico e mental.

Só que a aposentadoria de um executivo que sempre exerceu com extrema competência suas funções em um momento conturbado na Fifa e na CBF não é engolido por quem cobre o futebol no Brasil e no exterior. Muitos acreditam que Marcelo Campos Pinto foi demitido da Globo por ter sua imagem arranhada pelos escândalos, uma vez que em matéria de direitos de transmissão esportivas, ele é simplesmente o Papa no assunto.

O que reforça essa e muitas outras teorias da conspiração que vão se avolumando nas redes sociais é que o anuncio da aposentadoria vem numa semana em que José Maria Marin foi extraditado para os Estados Unidos e estaria negociando uma delação premiada, a exemplo do que fez José Hawilla, dono da Traffic, e que esta colaborando com o FBI. Quem assinou a nota sobre a aposentadoria de Marcelo Campos Pinto foi o próprio Roberto Irineu Marinho.

O Brasil 247 publicou matéria em Maio que antevia a saída de Pinto da Globo Esporte: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/183040/Globo-pode-demitir-rei-do-futebol-na-emissora.htm

Quem detonou a notícia foi o colunista Daniel Castro, que informou que o diretor da Globo Esportes Marcelo Campos Pinto, está de saída do cargo que ocupa há duas décadas.

Daniel reforça que o executivo teve sua imagem arranhada por estar envolvido em alguns dos escândalos recentes de corrupção no futebol mundial, que culminaram com a prisão de José Maria Marin, extraditado nesta semana para os Estados Unidos. Curiosamente, em maio passado, antes de ser detido em Zurique, na Suíça, Pinto declarou que Marin fez história no futebol brasileiro.

Segundo comunicado assinado por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo e que foi distribuído aos diversos diretores, Campos vai se aposentar no final deste ano e dará lugar a Pedro Garcia, que atualmente dirige os negócios dos canais Sportv, Premiere e Combate. O braço esportivo da globo ficará subordinado a um Comitê de Direitos Esportivos, que se reportará a Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da emissora), Alberto Pecegueiro (diretor-geral da Globosat) e Jorge Nóbrega (integrante do conselho administrativo do grupo). Num futuro próximo, Roberto Marinho Neto deve comandar o setor de negociação de direitos esportivos de TV.

Marcelo foi nos últimos anos uma das mais importantes figuras nos bastidores do futebol nacional, por comandar a negociação dos direitos de transmissão para a TV Globo. Com o fim do Clube dos 13, em 2011, a emissora passou a negociar diretamente com os clubes, fazendo com que a TV se tornasse a principal fonte de renda dos times. Tanto que segundo o estudo feito pelo Itaú BBA, as 23 maiores equipes do Brasil receberam R$ 1,210 bilhão em 2014. No total, estes clubes arrecadaram a soma de R$ 3,113 bilhões.

Confira abaixo a íntegra do comunicado emitido por Roberto Irineu Marinho a respeito da saída de Marcelo Campos Pinto de seu cargo.

“Comunico que, a partir de 9 de novembro, a Globo Esportes passa a se subordinar ao Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega. A estrutura da nova Globo Esportes englobará as equipes e atividades de TV Globo e Globosat já envolvidas hoje nos processos de aquisição de direitos esportivos. Pedro Garcia, atualmente diretor dos canais e produtos de esporte da Globosat, será responsável por liderar essa equipe conjunta, respondendo por toda estratégia de aquisição de direitos esportivos do Grupo Globo. Além disso, Pedro continuará supervisionando os canais Sportv e os serviços de pay per view PFC e Combate.

Marcelo de Campos Pinto, que durante vários anos liderou as negociações de direitos de futebol e Olimpíadas, deverá se aposentar no final do ano, apoiando a organização da nova estrutura durante novembro e dezembro.

Esta mudança representa mais uma etapa na busca de sinergias e integração entre as operações do Grupo Globo. Desejo ao Pedro muito sucesso em suas novas atribuições. Ao Marcelo, meu agradecimento pelo importante trabalho realizado durante mais de vinte anos de atuação no Grupo Globo.”

Roberto Irineu Marinho”

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil