Reinaldo

Vergonha Mundial: Corrupção presente na Fifa nasceu no Brasil, diz jornalista britânico em CPI

Em depoimento na CPI do Futebol, nesta quinta-feira, o jornalista britânico Andrew Jennings, da BBC, disse que, baseado nas investigações que realiza há anos, e da colaboração com o FBI desde 2009, o esquema de corrupção presente no futebol mundial nasceu no Brasil. "Começou na década de 70 quando João Havelange se elegeu para a presidência da Fifa. Joseph Blatter foi seu principal assessor e deu continuidade ao modus operandi".

Ele informou ainda que as investigações do FBI e da polícia suíça "estão na metade e muita gente ainda vai acabar atrás das grades". Ainda em seu depoimento, Jennings sugeriu que Blatter tem ligações com a máfia russa e ironizou assessores da CBF que acompanham seu depoimento pessoalmente na Comissão. "Fiquem até o fim, voltem para o Rio, fechem aquela entidade e a reabram redemocratizada para a sociedade brasileira".

Em seu depoimento, Jennings afirmou que a Polícia Federal e o Ministério Público brasileiro deveriam estar mais envolvidos em investigar a corrupção no futebol. Ele defendeu também que essas instituições colaborassem com as polícias suíça e norte-americana. "Essa pode ser a caixa de Pandora que pode mudar o futebol aqui e na América do Sul", disse.

O jornalista ressaltou que a má gestão do futebol prejudica a sociedade em diversos aspectos, inclusive socioeconômicos. Para ele, é "absurdo" por exemplo, o fato da Seleção Brasileira quase nunca disputar partidas em nosso território, com a exceção dos jogos eliminatórios para a Copa do Mundo.
Jornal do Brasil - Esportes - Corrupção presente na Fifa nasceu no Brasil, diz jornalista britânico em CPI

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil