Reinaldo

Rebaixamento é 'consequência do que vem sendo feito', diz FHC

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou na noite desta quarta-feira (9) que a perda do Brasil do grau de investimento na classificação da agência de avaliação de risco Standard and Poor's é "consequência do que está sendo feito" pelo governo federal. 

Nesta quarta, a agência rebaixou a nota do país de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. 

A declaração de FHC foi dada durante o lançamento de seu livro "A miséria da política", que apresenta críticas ao "lulopetismo", em uma livraria no Leblon, Zona Sul do Rio. 

Durante o lançamento, FHC foi avisado, por meio de um bilhete, que a nota do Brasil havia sido rebaixada. "É consequência do que vem sendo feito progressivamente", disse. 

Sem voltar ao assunto, o ex-presidente disse que a saída para a crise financeira do Brasil será "pelo lado pior: ou vem inflação, ou aumenta imposto". 

Apesar do atual contexto político e econômico do país, ele se disse otimista com o futuro.
"O que aconteceu é que o Estado quebrou. Como os países não quebram, se fosse uma empresa estava quebrado, estava no negativo. 

Se fosse uma empresa, teria que vender ativo. Não é o caso do governo, não pode. Então, estamos numa encalacrada muito grande", disse.
Para o ex-presidente, o governo está sem "muita margem de manobra" porque deixou de fazer uma série de reformas necessárias para manter o crescimento econômico. 

FHC ressaltou que trocar a presidente Dilma Rousseff não é o caminho viável para solucionar a crise.
"Estamos numa situação realmente encalacrada. Como é que a gente sai dela? Isso não é uma questão de simplesmente tira e põe", disse.


Fonte: G1 - Rebaixamento é 'consequência do que vem sendo feito', diz FHC - notícias em Rio de Janeiro

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil