Reinaldo

Declarações de Dilma tranquilizam mercado e fazem bolsa subir

As declarações da presidente Dilma Rousseff na tarde desta quarta-feira, tranquilizando o mercado financeiro sobre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a certeza de cortes nos gastos públicos, fizeram com que os investidores ficassem tranquilos. A Bovespa, que oscilava pela manhã em patamar negativo, voltou a subir após a entrevista da presidente e fechou em alta de 2,17%.
A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Orçamento enviado ao Congresso, com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, mostra que o governo está sendo "transparente", mas revela "claramente" que há um problema. 
Dilma reconheceu que a economia passa por momentos difíceis por causa da queda de receitas, mas disse que o governo aposta na melhoria da situação por meio de investimentos em infraestrutura, energia e aumento das exportações. Segundo Dilma, quando o cenário mudar, o governo poderá enviar ao Congresso uma adendo à proposta orçamentária.
Dilma Rousseff também comentou sobre as notícias a respeito do desgaste sofrido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, dentro do governo. A presidente negou essas informações e disse que o ministro não está desgastado. " O ministro Levy não está desgastado dentro do governo. Ele participou de todas as etapas do Orçamento, tem o respeito de todos nós. Não contribui para o país esse tipo de insinuações, que o ministro está desgastado. Ele não está desgastado. É um desserviço para o país este processo de falar que Levy está isolado, e desgastado dentro do governo. Ele não está", enfatizou.
Dilma afirmou ainda que o governo abriu mão da CPMF, mas precisa de novas fontes de receita."Eu não estou afastando nem acrescentando nada. Eu não gosto da CPMF. Acho que a CPMF tem as suas complicações, mas não estou afastando a necessidade de fontes de receita. Não estou. Não estou afastando nenhuma fonte de receita. Quero deixar claro, para depois, se houver a hipótese de enviarmos essa fonte, nós enviaremos", advertiu.
Jornal do Brasil - Economia - Declarações de Dilma tranquilizam mercado e fazem bolsa subir


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil