Reinaldo

Com gol histórico de zagueiro e letra de Luan, Galo vence Avaí e segue na caça ao líder

O Atlético precisou de apenas 30 minutos para voltar a vencer em casa no Campeonato Brasileiro. Com golaço de letra de Luan e uma cabeçada de Leonardo Silva, que balançou as redes pela 23ª vez com a camisa alvinegra, ultrapassou Réver e tornou-se o maior zagueiro-artilheiro da história do clube, o Galo venceu o Avaí por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Independência, e continua na cola do líder Corinthians.
Com a vitória, o Atlético foi a 48 pontos e reduziu para três a diferença para o time paulista, que arrancou um empate com o Grêmio, na Arena Corinthians. Já o Avaí segue seu calvário na Série A, permanecendo na zona de rebaixamento, com 23 pontos.
Além de vencer, o Atlético também conseguiu fazer com que cinco dos seis jogadores pendurados com dois cartões amarelos passassem ilesos. Marcos Rocha, Patric, Leandro Donizete, Cárdenas e Dátolo estarão livres para o clássico contra o Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileirão. Apenas Thiago Ribeiro foi advertido na partida e, por isso, está suspenso. Ainda no domingo, mas às 18h30, o Avaí recebe o Goiás, na Ressacada.
Ataque contra defesa
No primeiro tempo só deu Atlético. O Galo balançou as redes logo aos seis minutos, mas o auxiliar marcou impedimento de Giovanni Augusto no início da jogada. Pela replay da televisão, o meia atleticano parecia estar em posição legal. A pressão alvinegra era imensa e o gol veio aos 11 minutos. E que golaço. Giovanni Augusto recebeu pelo lado direito e cruzou para Luan, que desviou de letra para o fundo das redes.
Com maior posse de bola, o Atlético alugava o campo de ataque e queria mais, mas o time teve outro gol anulado, desta vez o assistente foi bem. Após chute de Marcos Rocha, a bola desviou em Dátolo no meio do caminho e entrou, mas o argentino estava impedido.
Sem dar descanso aos zagueiros do Avaí, o Atlético continuava martelando em busca do segundo gol, que saiu aos 29 minutos. E foi histórico. Dátolo cobrou escanteio na cabeça de Leonardo Silva, que nem precisou saltar para completar para as redes. Foi o 23º tento do camisa 3, que quebra o recorde de Réver e se isola como maior zagueiro-artilheiro da história do clube.
Avaí não conseguia trocar passes e perdia a bola facilmente no meio-campo. Machucado, o zagueiro Jéci teve que deixar a partida. Assim, o técnico Gilson Kleina aproveitou para mandar o time para frente, colocando o atacante Romulo.
Galo diminui ritmo e abre espaço
O Avaí voltou para a etapa final disposto a atacar mais. Aos cinco minutos, a equipe catarinense teve a primeira oportunidade no jogo em um chute de Léo Gamalho bem defendido por Victor. Enquanto isso, o Atlético colocou o pé no freio, diminuindo o ritmo que a equipe apresentou no primeiro tempo.
A equipe visitante seguia incomodando a defesa atleticana. Nino Paraíba foi lançado, ganhou na corrida de Jemerson e mandou uma bomba, que passou com perigo. Em nova jogada do lateral-direito, o Avaí assustou Victor. Nino Paraíba passou fácil por Pedro Botelho e bateu cruzado rente à trave.
No fim da partida, Thiago Ribeiro deu um carrinho no adversário no meio-campo, sem necessidade, e acabou levando o cartão amarelo. Foi o terceiro do atacante, que está fora do clássico contra o Cruzeiro. No minuto seguinte, o camisa 22 quase se redimiu e por pouco fez o terceiro gol, mas parou em excelente defesa do goleiro Vagner.
Atlético 2 x 0 Avaí
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Patric (Dodô); Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo (Pedro Botelho), Giovanni Augusto (Thiago Ribeiro) e Luan; Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
Avaí: Vagner; Antonio Carlos, Jéci (Romulo) e Jubal; Nino Paraíba, Adriano, Pablo, Tinga, Juninho (Everton Silva) e Romário; Léo Gamalho (André Lima). Técnico: Gilson Kleina
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 9 de setembro de 2015, quarta-feira, às 19h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Gols: Luan (11 min do 1ºT), Leonardo Silva (29 min do 1ºT)
Cartão Amarelo: Jéci, Everton Silva, André Lima (Avaí); Leonardo Silva, Thiago Ribeiro, Dodô (Atlético)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e José Javel Silveira (RS)
Público: 10.388
Renda: R$ 359.570,00

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil