Reinaldo

Nossas escolas reproduzem a desigualdade social

O resultado dos exames do Enem foi divulgado hoje com dados de mais de 15 mil escolas brasileiras. Quase 1 milhão e 300 mil estudantes do ensino médio fizeram o exame em todo o país.
Este foi o terceiro ano em que o resultado dos exames não foi apresentado em forma de ranking com a média geral. O ministério da educação quer diminuir o impacto da comparação entre as escolas, como se o Enem fosse uma competição. O ministro Renato Janine ribeiro disse que os pais não podem levar apenas o resultado do Enem em consideração na hora de escolher a escola dos filhos.
-
No Enem do ano passado, divulgado agora, a pior escola particular teve nota mais alta que a melhor escola pública, segundo um estudo do jornal folha de São Paulo. Esse simples dado revela o que fizemos e o que continuamos a fazer do nosso pobre país. Nossas escolas são máquinas para reproduzir e ampliar nossos vergonhosos índices de desenvolvimento humano e, principalmente, a criminosa desigualdade social. Escolas de ricos, bem equipadas, com bons professores, formam ricos, e escolas de pobres, sucateadas, com professores mal pagos e sem motivação, formam pobres. Sem falar do discurso hipócrita da meritocracia, podemos lembrar que o ajuste fiscal, que boa parte dos ricos defende, cortou cerca de 10 bilhões do orçamento da educação neste ano.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil