Reinaldo

Juan Méndez, Relator da ONU, diz haver 'alto grau' de tortura a presos interrogados no Brasil

O relator especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Juan Méndez, afirmou nesta sexta-feira (14) que existe um “alto grau” de atos de tortura na interrogação de suspeitos detidos em delegacias brasileiras. O relator afirmou também que não há punição para torturadores no país.



Responsável por visitar localidades com denúncias de violação aos direitos humanos, o argentino Juan Méndez esteve no Brasil, durante 12 dias, visitando delegacias, prisões temporárias, penitenciárias e centros de detenção juvenil nos estados de São Paulo, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Maranhão, além do Distrito Federal. As visitas às carceragens foram feitas de surpresa e ocorreram a pedido de entidades que atuam em defesa dos direitos humanos.

“Há um alto grau do uso da tortura na interrogação. Há um alto grau de impunidade pela tortura. Perguntamos em muitos estados sobre tortura e maus tratos nas cadeias, o número de casos levados à Justiça e o número de condenações por tortura. Em todos os estados, se havia casos, era possível contar nos dedos da mão, [havia] muitos poucos processos. Não vimos uma condenação sequer por tortura, nem por abuso de autoridade”, declarou Méndez.
G1 - Relator da ONU diz haver 'alto grau' de tortura a presos interrogados no Brasil - notícias em Política


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil