Reinaldo

"Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção", diz FHC contradizendo discurso Tucano e da Oposição

Por esta declaração ninguém que tem em mente a intenção de derrubar o Governo Dilma esperava, nem Aécio Neves que constantemente divaga sobre o tema deve ter sido pego de surpresa pelas declarações de Fernando Henrique Cardoso a uma revista da Alemanha. Em entrevista à imprensa Alemã, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras.
Há alguns dias foram divulgados pela imprensa brasileira que Lula e Dilma tentavam uma aproximação com FHC para conter a crise política no país e consequentemente evitar o avanço de um hipotético processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Prontamente o ex-presidente Tucano rechaçou esta possibilidade, que para muitos significou o ápice do desespero petista, mas como podemos concluir agora, Fernando Henrique Cardoso não comunga dos mesmos pensamentos dos movimentos que convocam para manifestações e menos ainda do que tem declarado seus colegas de partido.
Fernando Henrique Cardoso não tem a mesma complacência com Lula, o que pode ser entendido de duas formas:
Dilma Rousseff não sabia de nada e não tem envolvimento com a corrupção que assola as instituições governamentais do Brasil, FHC e líderes Tucanos vão defender essa linha de raciocínio porque Dilma não poderá concorrer nas próximas eleições. Com isso o PSDB bancaria a manutenção de Dilma “sangrando no poder” até 2018 para que o caminho tucano até o Planalto seja facilitado pelo desgaste dela e consequentemente do PT.
Tucanos capitaneados por FHC poupariam Dilma dos ataques à partir de agora, uma vez que ela tem suas prerrogativas de foro privilegiado, e concentrariam toda a artilharia no sentido de desmoralização no ex-presidente Lula, isso porque se o ícone maior do PT afundar, o Partido dos Trabalhadores afunda junto com o adversário mais forte e perigoso para a eleição de 2018.
Na entrevista FHC atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. "Os escândalos começaram no governo dele", argumenta. "Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão."
Jogo de cena para pôr em prática uma nova estratégia, ou Fernando Henrique acredita mesmo no que disse¿ No momento conturbado da política brasileira, é difícil ter certeza de alguma coisa, ainda mais quando o assunto é mesmo política, mas uma coisa é certa, se qualquer um dos delatores tivesse algo contundente contra Lula ou Dilma já teriam apresentado à Justiça para aliviar suas penas.
Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: "Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele". 

O ex-presidente, uma das principais lideranças do PSDB, afirma que era impossível que Lula não soubesse do mensalão, mesmo que nada tenha sido comprovado contra ele. FHC sugere que mesmo sem provas, a Justiça poderia constrange-lo: "Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante", disse Fernando Henrique aos alemães.
Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção, diz FHC


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil