Reinaldo

Julinho Camargo e a primeira impressão de Reinaldo Cruz sobre o novo técnico do Goiás Esporte Clube


A primeira impressão é a que fica? Se for por aí Julinho Camargo já deu certo no Goiás.

Pode até ser que eu me engane, mas pelo que vi no treino do Esmeraldino, o novo treinador é trabalhador, estrategista e deu mostras de que busca a excelência tática. 

Eu gostei do que vi. 

Reinaldo Cruz by Questão Brasil 

Para muitos amigos da crônica esportiva, o Goiás fez uma péssima contratação, chegando a classificar Julinho Camargo como um treinador sem divisão e de antemão alguns até colocaram que ele não vai dar certo no comando do time Esmeraldino. Tal afirmação soa como exercício de adivinhação, uma vez que nem o mais bem informado dos jornalistas esportivos locais tem conhecimento profundo sobre os métodos utilizados pelo novo comandante do maior clube do Centro Oeste brasileiro.
Preciso reconhecer que após a demissão de Hélio dos Anjos, um treinador mais motivador do que um inovador tático, esperava que o Harlei Menezes anunciasse um nome de mais impacto no cenário nacional. Cristão novo na profissão, Doriva vai se tornando um especialista em regionais, mas que não obtém o mesmo sucesso a nível nacional; Sérgio Soares vai continuar sendo um sonho esmeraldino, assim como Hemerson Maria a incógnita por aqui. Até mesmo a manutenção de Augusto César foi ventilada até Paulo Roberto Falcão surgir com força no clube, o eterno Rei de Roma não acertou as bases financeiras, mas deu referências ótimas sobre Julinho Camargo, referências estas logo postas em xeque, uma vez que nem Falcão gozava deste prestígio todo por aqui.
Se a equipe nas mãos de Augusto César tivesse mostrado o brilhantismo tático que apresentou diante do Santos desde a partida contra o Fluminense, talvez Sérgio Rassi e Harlei Meneses nem tinham ventilado outros nomes para ocupar a função, mesmo com as cornetas fazendo barulho em torno de um nome com mais peso do que o comandante da base esmeraldina.
Contratado, Julinho Camargo terá que vencer a desconfiança da torcida e da imprensa, ele terá que demonstrar nos jogos e no dia a dia que vai mesmo ser o treinador do Goiás e não o contrário, cancha de série A ele não tem, mas o novo treinador pode ser um destes talentos escondidos nos rincões deste país que não deslancham por falta de oportunidade e confiança no que ele se propõe a apresentar como inovação tática.
A primeira impressão que tive ao acompanhar um treino no Goiás esta semana, é de que Julinho Camargo é exigente taticamente, privilegia a orientação do posicionamento dos jogadores, e como a muito não se via em clubes goianos, o seu trabalho pode ser entendido como uma extensão da preparação física. A magia que todos nós esperamos ver no jogo praticado pelo Goiás vai depender de cada atleta, na sua capacidade de improvisação que cada adversário vai exigir nas partidas, mas a julgar pela primeira impressão, o esquema tático de Julinho Camargo pode proporcionar aos meninos esmeraldinos uma condição nos jogos em que todos possam brilhar intensamente.
O tempo dirá se o Goiás fez a escolha certa e se tive a impressão correta do trabalho do novo treinador, certo é que as pelejas que vem aí são verdadeiras provas de fogo, tanto para o treinador, quanto para o time que busca regularidade na competição. Tanto Cruzeiro, quanto Internacional não estão vivendo uma boa fase no Brasileirão e esta pode ser uma ótima oportunidade para Julinho Camargo apresentar o seu cartão de visitas longe dos domínios do Serra Dourada, conquistando enfim seu espaço além das fronteiras do Rio Grande do Sul e da aba de Paulo Roberto Falcão.



Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil