Reinaldo

Romário anuncia CPI da CBF e pede devassa nos contratos da entidade

Após escândalo de corrupção estourar no amago da FIFA e a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o senador Romário (PSB-RJ) agiu rápido para pôr em prática um plano pessoal e antigo em andamento. 

A criação de uma CPI com a finalidade de investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve seu requerimento lido em plenário na tarde desta quinta-feira (28) pelo senador Douglas Cintra (PTB-PE), que presidia a sessão. 

O pedido foi apresentado ao Senado nesta quarta (27), mesmo dia em que foi preso o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

O requerimento para a criação da CPI recebeu as assinaturas de 50 senadores – o mínimo necessário para se criar uma comissão de inquérito é 27.

Caso não retirem o apoio até a meia-noite desta quinta-feira, a criação do colegiado para investigar a entidade que rege o futebol nacional será oficializada no dia seguinte.

Com sete membros titulares e igual número de suplentes, a CPI terá 180 dias para investigar contratos envolvendo a realização de partidas da Seleção e campeonatos organizados pela CBF, assim como a Copa das Confederações 2013 o Mundial 2014, ambos disputados no Brasil.

De acordo com nota oficial publicada pelo Senado, a instalação depende da indicação dos integrantes pelos partidos, o que leva em conta o cálculo de proporcionalidade das bancadas da casa. O limite de despesas da CPI idealizada por Romário será de R$ 100 mil. 

Em um pronunciamento na bancada da casa, Romário voltou a atacar os dirigentes do futebol brasileiro e também o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

“O nome do Brasil está hoje ligado a tudo que tem de corrupção esportiva, graças a um dos ratos que venho denunciando há tempo: José Maria Marin. A investigações citam Copa do Brasil, fornecimento de material esportivo e jogos da Seleção (Copa América). Na Copa do Brasil, o valor era dividido entre os três ratos (Marin, Teixeira e Del Nero). Os escândalos são sucessivos. Tem jogador que entra em campo por valor de marketing”, discursou.

Ao comentar prisão de Marin, Romário elogia polícia e diz que 'lugar de ladrão é na cadeia'. — Corruptos e ladrões que fazem mal ao futebol foram presos hoje, inclusive José Maria Marin. Ladrão tem que ir para cadeia. Parabéns ao FBI. Infelizmente não foi a gente quem prendeu.

O ex-jogador, que pretende relatar os trabalhos, espera estender a investigação para a gestão de Ricardo Teixeira. Teixeira é um velho desafeto de Romário e se afastou da CBF antes da realização das Copas das Confederações e do Mundo para não prejudicar a realização dos eventos da FIFA no Brasil, Romário queria na ocasião que uma CPI fosse instalada na Câmara fizesse uma devassa na CBF, além de investigar as imunidades concedidas à FIFA.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil