Reinaldo

O orgulho dos brasileiros sempre foi uma fraude? Petrobras admite que usou escritório de contabilidade para construir gasoduto bilionário

O Jornal O Globo revelou mais uma irregularidade na Petrobras e a cada dia que passa, os brasileiros tem menos motivos para se orgulhar da maior empresa brasileira.

A cada nova revelação o Mundo vai concluindo que a Petrobras esta além das propinas, a empresa vendida como a maior e o orgulho da nação, nunca passou de uma fraude que ao invés de riquezas para os brasileiros, servia apenas aos propósitos de uns poucos.

Depois de O GLOBO revelar na edição deste domingo que uma empresa de fachada foi criada para efetivar o negócio, a estatal divulgou uma nota em que reconheceu ter usado o escritório de contabilidade Domínio Assessores e o proprietário do escritório, Antônio Carlos Pinto de Azeredo, para fazer funcionar a Transportadora Gasene S.A., uma sociedade de propósito específico (SPE) criada exclusivamente para a construção do gasoduto.

Na nota, a Petrobras negou ter tido "qualquer ligação societária" com a Transportadora Gasene. "Conforme acontece nas estruturas financeiras do gênero, a SPE (Transportadora Gasene S.A.) não tem qualquer ligação societária com a Petrobras", informa, em negrito, a estatal. Uma ressalva da própria nota, porém, mostra que o controle da empresa era feito pela Petrobras, por meio das chamadas cartas de atividades permitidas. "A ligação entre a Petrobras e a SPE se dava através de contrato em que era estabelecido que a Transportadora Gasene somente realizaria determinadas atividades mediante autorização da Petrobras", cita o texto.

Em seis anos de existência da Transportadora Gasene, entre 2005 e 2011, foram emitidas mais de 400 cartas de atividades permitidas.
Petrobras admite que usou escritório de contabilidade para construir gasoduto - Jornal O Globo

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil