Reinaldo

Globo ameniza conturbada relação de Tim Maia e Roberto Carlos - Filme é modificado para virar Série na TV e causa polêmica

Recentemente o Rei Roberto Carlos fez de um tudo para proibir uma biografia não autorizada e assim "esconder" passagens nada brilhantes de sua vida, o caso gerou uma discussão nacional sobre o tema, envolvendo o Legislativo e o Judiciário.

Roberto Carlos e seus parceiros, ao longo dos seus quase 60 anos de carreira, sempre procuraram preservar a imagem de bom moço do cantor, sobre a vida dele podem impedir que a história, verdadeira ou imaginária, seja contada ao Mundo, mas não tem como controlar o que é revelado na biografia dos outros atores que fizeram parte da vida de Roberto Carlos.

O filme, baseado no livro Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, e em cartaz nos cinemas de todo o país, mostra passagens em que Roberto Carlos teria feito pouco caso de Tim Maia (1942-1998) no início de sua carreira.

A Globo, uma das parceiras do sucesso de Roberto Carlos, resolveu dar uma moral a Tim Maia exibindo em forma de minissérie, o filme que já era sucesso na telona, mas anunciou que a obra seria modificada, através da inserção de depoimentos inéditos.

Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Ben Jor eram parceiros, em 1957, no grupo Sputniks, Roberto Carlos, quando já famoso, teria ignorado e negado ajuda ao então amigo.
"Ele não queria o Tim encrenqueiro ao lado dele", afirmou o cantor paraguaio Fabio, próximo de Tim Maia desde os tempos da Boate Cave, em entrevista recente ao Jornal Estadão. A Rede Globo informou que a série foi uma "recriação" da produção de Mauro Lima, com cenas novas e depoimentos gravados para o especial.

Quem assistiu ao filme e a minissérie, tem a nítida sensação de que se trata de duas "verdades distintas", em ambas o talentoso Tim Maia é o demônio.

No filme Tim Maia é apontado como um desajustado talentoso, mas que teria sido menosprezado pelo ex-companheiro de início de carreira, Roberto Carlos não teria lhe estendido a mão depois de famoso. Na TV, o Rei é quase santificado e só Sebastião Maia fica com ônus de uma relação que nunca foi amistosa.

A exibição da série Tim Maia ­- Vale o que Vier, transmitida pela TV Globo, causou polêmica. Mauro Lima, diretor do filme Tim Maia, que originou os dois episódios exibidos na TV, "sugeriu" em seu Instagram que o público não assistisse ao especial. "Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei", escreveu.

Tanto o cineasta quanto fãs do músico fizeram críticas quanto ao corte de cenas e diálogos e à edição da série, que teria, principalmente, amenizado os problemas da relação de Tim Maia com o cantor e compositor Roberto Carlos. 
Série 'Tim Maia', da Globo, causa polêmica - Cultura - Estadão

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil