Reinaldo

Apagão não é ilusão: Após desligar sistema, Ministério eleva risco de desabastecimento de energia

O sistema elétrico brasileiro não falhou, foi desligado, a ação pode ter sido apenas um alerta, uma demonstração do que poderá ocorrer em breve em todo o país. O povo paga a conta altíssima da falta de planejamento e mesmo assim pode ficar no escuro.

Houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Por volta das 18h40, o ONS divulgou nota em que informa ter havido "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" que "aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".

O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".

Nesta terça (20), às 14h30, haverá uma reunião "com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência", segundo o órgão.

O Jornal Nacional da TV Globo apurou que o corte determinado pelo ONS foi de 3.000 MW em todo o país - isso representa 8% de tudo que é gerado de energia.
Economia - Corte de energia afeta estados do Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil