Reinaldo

Mais de mil detendos deixam prisão em Brasília para o saidão de Natal

Às margens da estrada que dá acesso ao Complexo Penitenciário da Papuda, uma senhora, de roupas simples, que preferiu não se identificar, demonstra apreensão e angústia a espera do filho, um dos 1.385 presos que este ano receberam o benefício da saída temporária de Natal no Distrito Federal, concedido pela Vara de Execuções Penais.

Os detentos beneficiados com o chamado saidão de Natal cumprem pena em regime semiaberto e tiveram bom comportamento na unidade prisional. Eles deixaram a penitenciária hoje (24) às 10h e deverão retornar ao local no próximo dia 26, também às 10h. Longe do cárcere e ao lado da família, os internos devem manter boa conduta e estão proibidos de ingerir bebidas alcoólicas, frequentar bares, além do compromisso de estar em casa até as 18h.

"Meu filho se meteu em confusão e está lá dentro. A família passa muita vergonha, mas converso com ele para que mantenha a cabeça no lugar. Nessas saídas, ele só fica em casa, os parentes vão lá, a casa fica cheia. Muita gente aponta o dedo, mas só a família sabe como esse momento é difícil”, disse a idosa à Agência Brasil.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, todos os anos o percentual de presos que não retornam da saída de Natal e também do Ano Novo fica em torno de 1%. Em 2013, dos 1.328 detentos do Complexo da Papuda 15 não voltaram para a prisão. Nesses casos, o condenado é considerado foragido e quando recapturado perderá o direito de cumprir a pena no regime semiaberto, além de cumprir sanções administrativas.

No próximo dia 29, a Justiça no DF vai divulgar o número de detentos que poderão deixar a Papuda para passar o réveillon em casa. Nesse caso, os presos deixarão o presídio às 10h do dia 30 de dezembro e terão que retornar no dia 2 de janeiro, às 10h.
Mais de mil detendos deixam prisão em Brasília para o saidão de Natal | Agência Brasil

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil