Reinaldo

Governador anuncia Ana Carla Abrão Costa para Secretaria da Fazenda

O governador Marconi Perillo anunciou nesta terça-feira, dia 16, durante coletiva à imprensa no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, mais um nome que irá compor o secretariado a partir do dia 1º de janeiro de 2015. 

Ana Carla Abrão Costa será a primeira mulher na história a ocupar o cargo de secretária da Fazenda em Goiás. 

Ela substituirá o atual titular da pasta, José Taveira.

Marconi afirmou que a escolha não foi motivada por nenhuma indicação política. “O convite para que ela viesse colaborar com o Governo de Goiás se deu exclusivamente pelo currículo dela, pela experiência que ela tem nesta área, pelo nível de relacionamento e pela certeza que temos da competência técnica dela. É uma profissional que operou durante muito tempo no mercado financeiro, uma profissional altamente qualificada e fiquei muito feliz quando formulei o convite e ela pediu um tempo para pensar, mas já sinalizou que esse seria um desafio que ela gostaria de assumir”, comentou.

Ana Carla disse que sente orgulho de poder integrar a equipe do Governo. “Senti uma excepcional motivação ao aceitar o convite feito pelo governador Marconi Perillo e me sinto preparada a contribuir para o projeto de desenvolvimento do nosso Estado pela minha experiência profissional, pela minha capacitação técnica e acima de tudo porque nas minhas veias só corre sangue goiano, eu sou pura de origem. 

É claro que já existe um grande caminho trilhado pelo governador Marconi Perillo e pela sua equipe que vêm trazendo Goiás numa trilha importante e para mim é um motivo de orgulho dar também a minha parcela de contribuição para que continuemos neste caminho”, destacou Ana Carla.

Ajustes fiscais
Sobre as medidas da reforma administrativa, a próxima secretária disse que terá a missão de dar continuidade aos ajustes fiscais, aprofundá-los sob a orientação do governador, e buscar eficiência na gestão para que o Governo de Goiás tenha a capacidade necessária de investimento e mantenha os progressos nos indicadores de saúde, educação e segurança para garantir ao povo goiano aumento de renda, emprego e bem estar. “A palavra de ordem neste primeiro momento é eficiência, que talvez seja um conceito muito caro na iniciativa privada, mas que cada vez mais tem sido inserido na gestão de recursos públicos. Eficiência significa gastar bem, arrecadar bem e ser capaz de viver dentro de uma conta que nos permita que cada real que sobre seja gasto da melhor forma possível”, define.

Incentivos fiscais
Questionada sobre sua posição em relação à política de incentivos fiscais, Ana Carla, que exerceu a maior parte de sua carreira em São Paulo, adiantou que os incentivos têm que ser considerados de uma maneira geral e está pronta para entender os mecanismos de incentivos em Goiás e defender os interesses do Estado da melhor forma. O governador aposta na economista, que possui um bom nível de relacionamento em seu meio, para a interlocução do assunto do ponto de vista nacional.

Ana Carla acrescentou estar otimista no relacionamento com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “A minha formação é na mesma linha do ministro Joaquim Levy e existe uma afinidade do ponto de vista técnico, além de um conhecimento pessoal. Isso facilita a interlocução daqui pra frente”, enfatizou. A nova titular da Sefaz concluiu dizendo que terá cautela ao assumir a pasta e irá, primeiro, se ambientar da situação fiscal do Estado, com o auxílio do secretário José Taveira antes de anunciar medidas objetivas.

Currículo
Formada em economia pela UnB, com mestrado pela FGV e doutorado pela USP, Ana Carla Abrão deixará cargo na diretoria no Itaú Unibanco para assumir a Sefaz. Filha da senadora Lúcia Vânia (PSDB) e do ex-governador Irapuan Costa Junior, ela tem 45 anos de idade. Ana Carla começou sua carreira aos 24 anos no extinto Banco Brasileiro Comercial. Ela foi economista-chefe da Tendência Consultoria Integrada e analista-plena do Banco Central, antes de iniciar carreira no Itaú.
Governador anuncia Ana Carla Abrão Costa para Secretaria da Fazenda | Goiás Agora



Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil