Reinaldo

Com novo Ministério Dilma diminui influência do PT, Lula e seus aliados perdem força no Planalto

Segundo a Folha, Lula estaria contrariado com as mudanças promovidas por Dilma em seu Ministério.

As mudanças feitas pela mandatária não só teriam contrariado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas para seus aliados pode prejudicar a manutenção do PT no poder em 2018.

Entende-se que ao reduzir a influência de Lula no governo e desalojar alguns de seus fiéis colaboradores, Dilma Rousseff estaria enfraquecendo políticamente o seu antecessor e padrinho que pode entrar na disputa pelo Planalto daqui a quatro anos.

Com as atuais configurações dadas pela Presidente, outros nomes podem ter mais autônomia para se viabilizar para uma eventual disputa a sucessão de dela.

Com vários nomes ligados a Lula envolvidos em escandâlos, como o Mensalão, e tendo uma investigação da PF ainda mais demolidora em curso, o PT vai perdendo espaço no Governo, que na teória é do partido.

Aliados do ex-presidente, que governou o país de 2003 a 2010, dizem que ele considerou excessivo o poder conferido ao ministro da Casa Civil, o petista Aloizio Mercadante, na nova configuração do governo e na articulação das mudanças na equipe.

Na avaliação dos lulistas, Mercadante sonha em concorrer à Presidência nas eleições de 2018 e vale-se de sua proximidade com Dilma para evitar a ascensão de outros petistas ao centro do poder.

Mas Mercadante não esta sozinho nesta cruzada e nem é o preferido de Dilma, dizem que o Governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, seria o escolhido, mas precisa fazer uma ótima gestão para confirmar este favoritísmo junto a Presidente.
Aliados de Lula perdem força em novo ministério - 25/12/2014 - Poder - Folha de S.Paulo

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil