Reinaldo

Santos 2 x 0 Botafogo - O Botafogo não caiu hoje, nem o Vasco em 2013, o Futebol Carioca esta caindo à décadas de desorganização

Dizer que o final de temporada foi melancólico para o Botafogo é ter uma visão muito simplista do que aconteceu no clube nesta temporada e otimista pelo que o futuro reserva para um clube de tantas tradições e glórias.

O Botafogo não foi rebaixado neste Domingo, assim como o Vasco também não teria sido em 2013 e não demora muito estaremos aqui dando a mesma notícia nos próximos anos, trocando somente as agremiações, ora será o Flamengo ou Fluminense, ora veremos o Vasco de novo nesta situação.

A falência é do próprio futebol carioca, e quem sabe até do futebol brasileiro, os clubes cada vez mais endividados já não conseguem montar boas equipes ou ter um planejamento a médio e longo prazo; o imediatismo nunca foi um problema incontornável, mas a ganância e a vaidade dos dirigentes sim.

O ano do Glorioso foi bastante diferente daquilo que era esperado de um time que retornava à Libertadores após 18 anos. O desfecho pelo menos não era o previsto nem para o mais pessimista dos torcedores Alvinegros.

Sem sucesso na competição continental, a gestão de Maurício Assumpção se perdeu, principalmente no aspecto financeiro, e permitiu com que essas dificuldades refletissem dentro de campo. O discurso dos dirigentes até parece uma peça de teatro que foi incansávelmente ensaida para ser repetida sempre da mesma forma, sem variar as desculpas.

Com a renda confiscada para o pagamento de dívidas trabalhistas, o Botafogo não conseguiu manter o salário em dia, chegou a afastar jogadores renomados, como Emerson Sheik, e viu um elenco fraco tentar um milagre na reta final. O que pode ser entendido agora como um erro, já que o time ficou muito mais fraco sem eles, mas ninguém poderia garantir que com os baladeiros as coisas seriam diferentes.

O futuro e o passado se encontraram neste domingo, porém, parecia que o destino do Botafogo já estava traçado. Neste domingo, com uma rodada de antecedência, o time comprou seu bilhete para o retorno à Série B após 12 anos e todos os atos de uma tragédia anunciada foram confirmados na Vila Belmiro.

Botafogo rebaixado à Série B: clube pede perdão - Terra Brasil

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil