Reinaldo

Tá bem na Foto: Goiás liderou queda na indústria em novembro, segundo IBGE

A atividade industrial caiu em novembro depois uma série de avanços     
A produção da indústria recuou em nove dos quatorze locais pesquisados em novembro, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda mais acentuada foi registrada em Goiás, de 4,1%, devolvendo parte do avanço de 6,7% acumulado de julho a outubro. Em todo o país, a queda foi de 0,2%.
Segundo a pesquisa, a indústria "encolheu" também em Santa Catarina, (-3,1%), o que eliminou o ganho de 2,1% registrado de outubro a agosto. Ceará (-1,6%), Rio Grande do Sul (-1,4%), Paraná (-0,7%), Amazonas (-0,4%) e São Paulo (-0,3%) também tiveram quedas maiores que a média nacional. As perdas foram menos acentuadas no Pará (-0,2%) e no Espírito Santo (-0,1%) .

Na outra ponta, as maiores altas foram vistas na Região Nordeste (6,5%), Bahia (4,4%) e Pernambuco (3,0%), enquanto Minas Gerais (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%) mostraram expansões mais moderadas.
No ano
No acumulado no ano, em que a indústria nacional cresceu 1,4%, onze dos quatorze locais pesquisados tiverma alta.

Tiveram alta acima da média nacional o Rio Grande do Sul (6,3%), Paraná (5,7%), Goiás (4,6%), Bahia (4,6%), Ceará (3,7%), Santa Catarina (1,6%) e Amazonas (1,5%).

Com altas menos acentuadas, aparecem São Paulo (1,4%), Região Nordeste (1,1%), Rio de Janeiro (0,6%) e Pernambuco (0,2%).

Por outro lado, Espírito Santo (-6,9%) e Pará (-5,6%) tiveram as maiores perdas, refletindo a menor produção de metalurgia básica, alimentos e indústrias extrativas, no primeiro local, e de metalurgia básica, indústrias extrativas e de celulose, papel e produtos de papel, no segundo. Minas Gerais (-0,8%) também acumula taxa negativa no ano.
Leia mais: Economia - Goiás liderou queda na indústria em novembro, segundo IBGE

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil