Reinaldo

Proposta que acaba com voto secreto sofre resistência no Congresso

Congresso Nacional não produz nada de útil ao país e quando pensamos que algo vai mudar... Ele apronta
A proposta que acaba totalmente com o voto secreto no Congresso, aprovada ontem na Câmara, sofre resistências - e pode demorar para ser aprovada.
Foi unânime. Ao todo, 452 deputados presentes. Na noite desta terça (3) todos votaram a favor da proposta que acaba com o voto secreto em tudo.
A proposta chegou nesta quarta ao Senado, onde precisa ser votada em dois turnos. Entre os senadores não há consenso, por exemplo, para o fim do voto secreto para vetos presidenciais e indicações de autoridades. As discussões poderiam atrasar muito as votações, adiando a decisão, inclusive, sobre o fim do voto secreto para cassações de parlamentares.
Já está na Câmara outro projeto, que acaba com o voto secreto apenas nas cassações de mandato e que já foi aprovado pelos senadores. Nesta terça (3), o presidente do Senado chegou a dizer que em menos de duas semanas a proposta já estaria valendo. Mas nesta quarta, um acordo entre os presidentes das duas casas acabou optando por levar adiante a proposta aprovada pela Câmara. Ela seria fatiada. Votada somente a parte que acaba com o voto secreto nas cassações.
“Acelera, apressa a resposta à sociedade. O que a sociedade está querendo agora, objetivamente, é que faça o voto aberto no julgamento de deputado e senador, que é o caso do Donadon”, afirma o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Leia mais: Jornal Nacional - Proposta que acaba com voto secreto sofre resistência no Congresso

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil